Slide background
Slide background
8º Edição do Seminário Itinerante do Mercosul

A Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) realizou na última quarta-feira (19) no auditório do Sest Senat de Uruguaiana o Seminário Itinerante do Mercosul (SIMERCO).

Em sua oitava edição, o evento contemplou o público presente com palestras objetivas e técnicas. O Simerco tem por objetivo levar o conhecimento às empresas, aos colaboradores, às entidades e aos órgãos públicos do setor, atuando como um canal de comunicação entre empresários e órgãos governamentais.

A palestra que abordou o tema de peso e fiscalização nas balanças, teve como mentor o advogado da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos/SP, Dr. Moacyr Francisco Ramos. O palestrante enfatizou a tolerância de pesos dos caminhões e eixos nas balanças, tanto em seu peso bruto como o amparo existente entre uma balança e outra.

José Cetina, da Federação Nacional dos Trabalhadores Caminhoneiros, representou o Ministério dos Transportes da Argentina. Apresentou ao público a nova estrutura do Complexo Terminal de Cargas de Paso de Los Libres (CO.TE.CAR).

Cetina destacou a rígida segurança que terá o complexo. "Serão vinte câmeras internas e mais cinco pertencentes à Gendarmeria, que estarão 24hs por dia monitorando tudo e todos, dentro do Terminal". Ele informou ainda a data prevista para a inauguração. "A CO.TE.CAR deverá ser inaugurada em fevereiro de 2012, tendo em vista que mais de 80% das obras já estão finalizadas".

Na última palestra da noite, o Sistema Informatizado de Trânsito Internacional Aduaneiro (SINTIA), novamente despertou no público, diversas dúvidas.

O palestrante e representante da Receita Federal, Carlos Frederico, sanou os questionamentos, informou dados, apresentou documentos e ainda informou que, "no Brasil o SINTIA deverá começar a funcionar a partir do segundo semestre de 2012", desta forma encerrando o Seminário.

Houveram ainda palestras comerciais da ELOG que apresentou sua estrutura logística e os tipos de serviços prestados e também da DBTRANS que abordou o tema da nova modalidade de carta frete.

O presidente da ABTI, José Carlos Becker, destacou a finalidade do projeto. "Trouxemos ao conhecimento do público presente, temas do dia a dia, mas que às vezes, se tornam complexos. A ABTI se empenha na realização de eventos como o SIMERCO, porque acreditamos no crescimento e no desenvolvimento dos empresários e também do setor" disse ele.

Becker mencionou ainda a realização de mais um Seminário. "Estaremos no dia 22 de novembro na cidade de Santana do Livramento, realizando a 9ª edição do SIMERCO, estendo a todos o convite de participação", finalizou.

O 9º SIMERCO realizar-se-á no auditório da Unimed de Livramento a partir das 14hs.

As inscrições poderão ser feitas através do e-mail projetos@abti.org.br enviando nome, empresa e telefone. Maiores informações pelo fone 55-3413-2828.

ABTI quem participa, multiplica soluções!

Rua General Bento Martins, 2350
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97501-546
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

face twitter in

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004