Slide background
15º Edição do Seminário Itinerante do Mercosul

Seminário esclarece dúvidas sobre "O Caminho para Modernização Aduaneira" e orienta sobre o OEA – Operador Econômico Autorizado.

Na última quarta-feira, 24 de junho, aconteceu o 15º SIMERCO – Seminário Itinerante do Mercosul na maior feira do Sul do país de transporte e logística, 17ª TranspoSul. O evento é uma realização em parceria com Setcergs - Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul e Fecomércio – Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul.

Na oportunidade estiveram presentes: transportadores, despachantes, exportadores, concessionárias de recintos alfandegados e entidades de classe representativa. Pela ABTI, o Presidente Francisco Cardoso e a Gerente de Assuntos Internacionais Gladys Vinci.

O seminário abordou o tema "Modernização Aduaneira", que contou com palestrantes especializados sobre o assunto, assim esclarecendo dúvidas e orientando os participantes sobre as importantes mudanças e tendências para o setor.

John Mein abriu a palestra falando sobre "O Caminho para Modernização Aduaneira". John organizou e é o Coordenador Executivo da Aliança Pró-Modernização Logística do Comércio Exterior – PROCOMEX. Em sua apresentação falou sobre a importância em aumentar a competitividade do Brasil e sua participação no comércio internacional. Foi apresentado também o trabalho desenvolvido com a colaboração de representantes do setor privado e público, quando são montados mapas estratégicos que refletem a necessidade do setor.

O "Operador Econômico Autorizado" contou com os enriquecedores esclarecimentos dos seguintes palestrantes: pela Receita Federal do Brasil, Elaine Cristina da Costa, Analista Tributária e Adalton José de Castro, Auditor Fiscal, ambos especialistas e participantes do Projeto do Programa OEA. Pela Fecomércio, Patrick Alexandre Souza que atualmente participa como multiplicador em conjunto com a Receita Federal da Implantação e Evolução do programa.

Durante a explanação, foi apresentado o passo a passo do OEA, bem como o contexto histórico, quem são as empresas que podem ser certificadas, empresas já certificadas, os benefícios aos certificados do programa, as fases de implementação, como estar preparado para o programa, praticas de gestão corporativa do OEA entre outras orientações indispensáveis para o programa.

A perspectiva da ABTI é continuar oportunizando através de seminários, cursos e Workshops, conhecimento e informação ao setor do transporte internacional.

A entidade está trabalhando o tema OEA desde dezembro de 2014, inclusive o assunto foi capa das duas últimas edições da revista Cenário do Transporte, nº 34 e 35. A equipe está à disposição para orientar o setor, dirimindo dúvidas e esclarecimentos sobre o assunto.

Rua General Bento Martins, 2350
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97501-546
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

face twitter in

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004