Slide background
20º Edição do Seminário Itinerante do Mercosul

Durante a 18ª edição da TranspoSul, maior feira de Transporte e Logística do estado, a ABTI realizou o 20° Seminário Itinerante do Mercosul – SIMERCO. Os temas abordados foram o Operador Econômico Autorizado – OEA e Fiscalização Eletrônica no Transporte Rodoviário de Cargas.

O evento, mais uma vez, cativou o público presente. Diretores, associados, transportadores, embarcadores, despachantes entre outros, ficaram atentos as informações apresentadas.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres, esteve representada por José Altair Gomes Benites, Superintendente de Fiscalização, Wilbert Junquilho, Coordenador Fiscalização do Transporte Internacional e João Paulo de Souza, Gerente de Fiscalização. Esteban Canteros, Presidente da Asociación de Transportistas Argentinos de Carga Internacional - ATACI e Guillermo Werner, Secretario Geral da Federación Argentina de Entidades Empresarias del Autotransporte de Cargas – FADEEAC fizeram-se presentes pela Argentina.

O presidente da entidade Francisco Cardoso, iniciou o evento dando boas-vindas aos participantes e falando sobre a importância dos temas abordados bem como a excelência dos palestrantes em relação ao conhecimento dos assuntos em pauta.

Elaine Costa, Analista Tributária da Receita Federal do Brasil, especialista em OEA, abriu sua exposição com dados e estatísticas do Programa. Tratamento aduaneiro prioritário das cargas, redução de custos, simplificação de procedimentos, redução do retrabalho, previsibilidade de operações, padronização e harmonização serão alguns dos benefícios que o OEA levará aos processos.

Em dezembro de 2014, 62 países já estavam inseridos no OEA, e mais 16 iniciaram o desenvolvimento do Programa. A expectativa é que em 2019 o Brasil seja reconhecido como um dos líderes mundiais no controle e na gestão dos fluxos de comércio exterior, por meio do seu Programa de OEA. Empresas interessadas poderão esclarecer dúvidas no menu Portal AEO da página da Receita Federal.

João Paulo de Souza, Gerente de Fiscalização da ANTT falou sobre o Projeto Canal Verde Brasil, que visa a redução do tempo de parada dos veículos nos postos de fiscalização. O controle será efetuado de forma inteligente, objetivando a redução dos custos logísticos no Brasil. As verificações terão como base na consulta, as informações que constarem no sistema.

Durante o seminário os participantes tiveram a oportunidade de realizar questionamentos aos especialistas. A atenção, dedicação e conhecimento que ambos os palestrantes transmitiram durante suas explanações, prepararam e informaram o setor em relação as mudanças e evolução que as novas tecnologias da informação propiciaram aos responsáveis pela fiscalização dos processos.

Cardoso finalizou o evento agradecendo a presença de todos em especial a RFB e ANTT que mais uma vez se colocaram à disposição para levar conhecimento ao setor, transmitindo transparência e profissionalismo.

Galeria de fotos

111.jpg
20160719123.jpg

Rua General Bento Martins, 2350
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97501-546
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

face twitter in

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004