O governo argentino lançou a primeira iniciativa de concessão privada no centro fronteiriço de Paso de los Libres. O objetivo, segundo as autoridades é desenvolver e melhorar a infraestrutura do Complexo Terminal de Cargas (COTECAR). "Esta decisão representa um passo significativo na colaboração entre o setor privado e o Estado para otimizar um ponto-chave do comércio e trânsito internacional na Argentina", diz o comunicado oficial do Gabinete de Interior.
Para este projeto, o vice-chefe do Gabinete junto da Secretaria de Concessões do Ministério da Economia firmaram um compromisso para iniciar um processo de licitação pública, a fim de conceder uma concessão a título oneroso dos bens que compõem o COTECAR de Paso de los Libres.
A concessão é para que empresas privadas possam instalar serviços no local, como restaurantes e hotéis, para transportadores e passageiros; enquanto a segurança das fronteiras e os controles de imigração ainda estarão a cargo de órgãos públicos como Aduana, Migraciones, Senasa, Saúde Fronteiriça e Gendarmaria Nacional, entre outros, que continuarão a exercer ali as suas funções. A diferença é que serviços de manutenções e obras serão realizadas por uma empresa privada, em vez de serem realizadas pelo Estado.
Com informações de Argentina.gob.br