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Com o objetivo de dar mais transparência aos principais acontecimentos do cenário atual dos transportes terrestres no país, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está promovendo o ANTT DAY. O evento acontecerá no dia 6 de março, a partir das 14h30, na sede da Agência, em Brasília.

Nesta data também acontece o Prêmio AVANTT, condecorando as práticas e atores que contribuíram para a excelência dos serviços entregues à sociedade.

A programação aprofunda as três revoluções propostas pela Agência: regulatória, tecnológica e comportamental. Além disso, apresenta os projetos prioritários de infraestrutura, os principais avanços tecnológicos e de gestão e os desafios enfrentados em 2023.

O evento reunirá investidores, setor regulado, parlamentares, órgãos parceiros e usuários para dialogar e esclarecer dúvidas sobre o papel da ANTT.

Para participar é preciso realizar a inscrição no evento.

O ANTT DAY também será transmitido, ao vivo, pelo Canal ANTT no Youtube.

Prêmio AVANTT

Neste mesmo dia acontecerá a segunda edição do Prêmio AVANTT, que celebrará as melhores práticas e ações de servidores, colaboradores e autoridades que contribuíram para o setor regulado e fiscalizado pela ANTT, em 2023.

Nesta edição, a premiação terá três categorias:

I - Mérito Institucional: destina-se a condecorar autoridades, personalidades ou parceiros civis ou militares, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao setor de transportes terrestres no Brasil, cuja indicação será devida a pessoa que, no ano anterior, realizou algum trabalho que teve repercussão e recebeu a admiração do povo brasileiro no setor regulado pela ANTT.

II - Mérito Funcional: destina-se a condecorar servidores ou colaboradores da ANTT que tenham desempenhado, no ano anterior, um papel institucional relevante ou contribuído com importantes resultados para a nossa organização ou para a sociedade e o setor regulado, além de terem promovido e fortalecido a imagem da Agência no país ou no exterior.

III – Excelência Funcional: A Premiação por Excelência Funcional tem por finalidade valorizar e reconhecer as equipes de trabalho e as unidades organizacionais no exercício de suas atividades na ANTT, por meio da seleção de projetos que contribuíram para a disseminação de melhores práticas e/ou alcance dos objetivos estratégicos da ANTT, denominado Projeto Excelência Funcional.

Confira a programação completa do evento

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Fonte: ANTT

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O BCRA licita a terceira série entre quarta e quinta-feira. Para os importadores que ingressem, implicaria uma taxa de câmbio implícita $400 mais alto que o CCL, de acordo com cálculos privados

O Banco Central da Argentina realizará a primeira licitação da série 3 do BOPREAL entre esta quarta e quinta-feira. Depois de esgotados os valores anunciados para as duas primeiras séries, num total de US$ 7 bilhões, as perspectivas são menos animadoras para a estratégia oficial: no mercado sustentam que a terceira é muito menos atrativa para os importadores e preveem um apetite mais limitado neste leilão. A equipe econômica pretende colocar US$ 3 bilhões com a série 3.

O BOPREAL é uma das apostas importantes da estratégia de Javier Milei e do conjunto Luis Caputo – Santiago Bausili para criar uma ponte na transição para a abertura das bolsas e a mudança do regime monetário (eventualmente para a questionada dolarização). É um jogo multipartidário: gera um compromisso de pagamento futuro em dólares para o BCRA com importadores que tenham dívidas com seus fornecedores ou controladoras, com a ideia de "organizar" para frente o grande estoque de passivos comerciais; ajuda a reduzir a quantidade de pesos na economia, pois é subscrito em moeda local; e, ao mesmo tempo, avança no processo de dolarização de parte do passivo remunerado do Banco Central.

Mas a verdade é que, enquanto este processo decorre, a dívida comercial continua a aumentar. Segundo informou o jornal Ámbito, em janeiro apenas foram pagas importações no valor de US$ 1 bilhão, segundo dados da Balança Cambial do BCRA. Isto implicou o cancelamento de apenas 24% das importações do mês (US$ 4,3 bilhões segundo dados de free on board reportados pela Central ou US$ 4,6 bilhões segundo números da Aduana publicados pelo INDEC).

Consequentemente, a dívida comercial cresceu mais de US$ 3,3 bilhões nesse mês. "Nos dois meses do novo governo, os pagamentos adiados de importações ascenderam a US$ 7 bilhões", calculou a consultora ACM. Ou seja, um valor que equivale a tudo o que foi colocado até agora no BOPREAL. Este fator, que durante o verão permite ao BCRA comprar dólares no mercado oficial, começará a inverter-se gradualmente a partir de abril: segundo a Fundação Capital, nessa altura se equilibrará e no final do ano já haverá mais pagamentos do que importações mensais concertadas.

DOPREAL sére 3: o que espera o mercado?

Neste quadro, a equipe econômica procurará esticar entre esta e as próximas semanas para 10 mil milhões de dólares o valor total reprogramado com o bônus para os importadores. Consideram que entre isso e os US$ 1,2 bilhões a que as pequenas e médias empresas com dívidas comerciais inferiores a US$ 500 mil terão acesso no total (em três parcelas mensais), uma boa parte do estoque de passivos comerciais herdados terá sido "ordenado".
Porém, o mercado acredita que a colocação da série 3 não será tão fácil. Essa terceira variante expirará em maio de 2026, será paga em três parcelas trimestrais a partir de novembro de 2025, renderá uma taxa em dólares de 3% ao ano e, assim como a segunda, não terá o atrativo de poder ser usado para pagar impostos (como a série 1).

Fonte: Ámbito

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Finalizando a divulgação da Resolução ANTT nº 6.038/2024, que atualiza as regulamentações do transporte rodoviário internacional de cargas e passa a vigorar amanhã (1/3), a ABTI destaca as disposições acerca das fiscalizações trazidas no texto da norma.

Reforçamos novamente que, a partir desta sexta-feira, 1º de março, não haverá mais emolumentos a serem recolhidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), uma alteração que reforça o caráter público da Agência e beneficia as empresas em termos de redução de custos na obtenção das licenças e autorizações necessárias para atuar no setor.

O Art. 50. define como se dará a fiscalização por parte da ANTT. Conforme o texto, ela poderá ocorrer tanto nas vias nacionais, quanto nas dependências do transportador brasileiro detentor de Licença Originária ou de Autorização de Viagem de Caráter Ocasional, onde poderão ser verificados os documentos necessários para averiguar a regularidade da habilitação para o TRIC e da operação de transporte.

Todas as empresas que realizam transporte rodoviário internacional de cargas incorrerão em responsabilidade quando a infração a seus deveres ou obrigações for suscetível da aplicação de uma medida disciplinar prevista nos Acordos Internacionais.

Para maiores orientações a respeito da Resolução, entre em contato com a ABTI:

E-mail: licencas@abti.org.br

Telefone: 55 3413-2828

WhatsApp: 55 98116-0436

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Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
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