Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Em 29 de maio de 2019, foi divulgada a ação da ABTI com referência aos entraves do novo processo de CCT e valores de multas previstos na legislação que são aplicados aos transportadores em caso de divergência na manifestação dos dados de embarque e taras declaradas, entre outros. A entidade se posicionou contra a determinação, que estipula o pagamento universal de R$ 5.000,00 como penalidade, considerando que foge do Princípio Constitucional da Igualdade. O erro com dolo deveria ser tratado de forma distinta. Já o engano acontece uma vez que o sistema não confere as informações enviadas e não alerta sobre os possíveis erros, assim como acontecia no "cara preta". Por isso, a Associação encaminhou à Receita Federal, uma solicitação de verificação do assunto.

Após três meses do encaminhamento feito pela ABTI, a Coordenação-Geral de Administração Aduaneira – COANA, respondeu através do envio da nota DIEXP/COPA/COANA nº 0042/2019 que trata das providências que estão sendo tomadas. De acordo com a Coordenação, o órgão está ciente da importância do registro de informações no Portal Único e por isso, a equipe vem trabalhando constantemente para entregar novas funcionalidades e melhorias àquelas já existentes, mas tratando de forma prioritária das entregas referentes ao módulo CCT.

Ainda, a Coordenação ressalta que, conforme veiculado nas Notícias Siscomex Exportação nº 58 e 29/2019, assim como foi veiculado oportunamente pela ABTI, para atendimento às demandas dos transportadores, estava previsto para o dia 12 de agosto deste ano, a entrada em produção da manifestação para envio de carga para despacho (MIC, TIF, DTAI) por webservice. A funcionalidade foi pensada para atender o anseio dos transportadores internacionais de cargas, que deixariam de realizar a manifestação por tela, o que proporcionaria maior celeridade no registro das informações diminuindo a incidência de erros.

Lamentavelmente, apesar do esforço da Receita Federal em tratar as demandas encaminhadas pela ABTI, a entidade verificou que as novas funcionalidades previstas há quase um mês atrás, ainda não foram implementadas. A ABTI continuará monitorando o Portal Siscomex, aguardando melhorias aos processos de registro de informações. A Associação também ressalta que aguarda retorno dos demais pleitos encaminhados à Receita Federal.

Sobre as multas previstas por erros mais comuns

De acordo com o Ato Declaratório Coana nº 12/2018, cabe ao transportador verificar se as notas fiscais manifestadas correspondem àquelas que acompanharão o veículo transportador e darão amparo à circulação das mercadorias até o local de despacho. Ainda, fica determinado que o interveniente que deixar de efetuar os registros das operações de interesse para o controle aduaneiro no módulo de Controle de Carga e Trânsito (CCT), ficará sujeito a multa prevista nas alíneas "e" e "f" do inciso IV do Art. 107 do Decreto-Lei nº 37, de 18 de novembro de 1966:

IV- de R$ 5.000,00 (cinco mil reais)

a) por ponto percentual que ultrapasse a margem de 5% (cinco por cento), na diferença de peso apurada em relação ao manifesto de carga a granel apresentado pelo transportador marítimo, fluvial ou lacustre;

e) por deixar de prestar informação sobre veículo ou carga nele transportada, ou sobre as operações que execute, na forma e no prazo estabelecidos pela Secretaria da Receita Federal, aplicada à empresa de transporte internacional, inclusive a prestadora de serviços de transporte internacional expresso porta-a-porta, ou ao agente de carga. 

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004