Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

A ABTI, em parceria com a Cootrafrol, SEST SENAT, SETAL e Sindimercosul, com apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, tem o prazer de anunciar a realização da Festa dos Motoristas 2024.

Esta nova edição do evento acontecerá este domingo, dia 28 de julho, no Parque Dom Pedro II (Parcão), e promete um dia repleto de atividades e celebrações para os motoristas, suas famílias e a comunidade em geral.

Programação:

A festa começará com a nossa tradicional carreata, onde os veículos serão abençoados. A carreata inicia às 9h30, em frente à Cootrafrol, na Av. Mal. Setembrino de Carvalho, 2300, e segue até o Parcão.

Já pela tarde, a festa começa a partir das 14h, com dois shows musicais, mateada, recreação e muitas outras atrações para toda a comunidade.

Fique de olho! Além das atividades do dia, estão ocorrendo diversos sorteios no Instagram oficial da festa. Siga a página @festadosmotoristas_ para ficar por dentro de todas as novidades.

Esperamos todos para celebrar este dia especial dedicado aos nossos motoristas!

Leia Mais

O Banco Central da República Argentina (BCRA) deu um novo passo no processo de remoção e flexibilização das regulamentações de acesso ao mercado de câmbio, cujo objetivo final é a eliminação total das restrições.

O Conselho de Administração do BCRA decidiu encurtar nesta quinta-feira (25) os prazos para as empresas que acessam o Mercado Livre de Câmbio (MLC) pagarem as importações, aumentar o valor que os exportadores de serviços não são obrigados a liquidar no MLC e permitir que as pessoas que receberam alguma ajuda do Estado durante a pandemia ou que se beneficiem de subsídios ao consumo de serviços públicos possam realizar operações de câmbio através de títulos em moeda estrangeira.

O escalonamento dos pagamentos de importação implementado a partir de dezembro de 2023 permitiu acumular reservas internacionais de forma acelerada, gerando um stock de dívida comercial. Em resposta aos resultados melhores que os esperados no desenvolvimento do programa, o BCRA avança na normalização do comércio exterior, permitindo a redução das dívidas contraídas.

FLEXIBILIZAÇÃO NOS PRAZOS DE PAGAMENTO DE IMPORTAÇÃO

Desde que as autoridades do BCRA tomaram posse em 10 de dezembro de 2023, o fluxo de importações que foi praticamente interrompido pelos inúmeros obstáculos de acesso ao mercado de câmbio e pelos níveis de dívida comercial acumulada foi normalizado de forma transparente e previsível. Durante o primeiro semestre de 2024, os pagamentos de importações efetuados pela MLC voltaram a cerca de 100% do valor médio mensal das importações.

Atualmente, os bens relacionados com a energia são pagos em dinheiro; os produtos farmacêuticos, outros bens relacionados com a saúde, fertilizantes, produtos fitossanitários destinados à produção local, produtos da cesta básica e importações oficializadas pelas micro, pequenas e médias empresas (MPME) têm acesso ao MLC 30 dias após o registo da entrada aduaneira.

Bens de luxo e carros acabados são pagos 120 dias após o registro alfandegário. O Conselho de Administração decidiu hoje que, a partir de 1 de agosto, estas mercadorias terão um período de acesso ao MLC a partir de 90 dias a partir do registo da sua entrada aduaneira.

Os demais produtos são pagos em quatro parcelas no montante equivalente a 25% do valor a partir de 30, 60, 90 e 120 dias corridos da entrada na aduaneira. A partir de 1º de agosto, essas mercadorias terão acesso ao MLC para pagamentos em duas parcelas, uma a partir de 30 dias e a segunda a partir de 60 dias após o ingresso aduaneiro, de 50% cada. Este grupo representa mais da metade do total das importações.

Esta medida tem um duplo efeito positivo: i) contribui para a reativação da economia porque permite que empresas importantes enfrentem menos encargos financeiros; ii) reduz a transferência para preços de maior custo associados ao calendário atual, o que obrigou as empresas que não obtiveram financiamento comercial dos seus fornecedores a pagá-los através do mercado de câmbio paralelo.

Fonte: Despachantes Argentinos

Foto: Freerange Stock

Leia Mais

Após a confirmação de um foco da doença de Newcastle (DNC) em estabelecimento de produção avícola comercial, no município de Anta Gorda, no estado do Rio Grande do Sul, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu temporariamente, na sexta-feira (19), a exportação de carne de aves e derivados para 44 países.

A doença de Newcastle (DNC) é uma enfermidade viral que contamina aves domésticas e silvestres. As suspensões devem durar pelo menos 21 dias e variam o produto e a área, a partir do acordo comercial bilateral que o Brasil possui com os países. Parte dos países considera carnes produzidas em todo o território nacional; alguns, somente no Rio Grande do Sul.

Ressaltamos aqui os principais países de destino do transporte rodoviário internacional de cargas e os produtos que estão com ingresso suspenso.

Suspensão válida para todo o Brasil:

-Argentina

Suspenso o ingresso de carnes de aves, carnes frescas de aves e derivados, ovos; carne para alimentação animal; matéria-prima de aves para fins opoterápicos; preparados de carne e produtos não tratados derivados de sangue.

Suspensão válida para todo o RS:

-Bolívia

-Chile

-Paraguai

-Uruguai

Suspenso o ingresso de carne fresca, resfriada ou congelada de aves; ovos e ovoprodutos; carnes, produtos cárneos e miúdos de aves; farinha de aves, suínos e de ruminantes; cabeças e pés; gorduras de aves; embutidos cozidos, curados e salgados; produtos cárneos processados e termoprocessados; e matéria-prima e produtos para alimentação animal.

Segundo comunicado do Mapa, três novas suspeitas da doença foram descartadas após análise, o que começa a sinalizar a contenção da transmissão e traz a chance de rápida normalização das exportações.

Leia Mais

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004