Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

A ABTI trabalhando para evitar que seus associados tenham transtornos em torno dos trâmites do transporte, solicita que as empresas se certifiquem sobre a complementação das modificações de frota junto ao MTOP no Uruguai, principalmente, nos casos de ligações em trânsito pela República Argentina.

Alertamos às empresas habilitadas que não encaminhem seus veículos até a confirmação do representante legal informando que já estão autorizados no sistema do MTOP, principalmente quando constar no comunicado desta modificação de frota a informação "Brasil/Uruguai com trânsito pela Argentina".

Esta Associação desde a ciência dos inconvenientes que estão sendo provocados pela recente política adotada pelo MTOP, vem pedindo a ANTT uma providência. Durante a Reunião Preparatória do SGT nº 5 que aconteceu há poucos dias em Porto Alegre, o Uruguai já tinha defendido a necessidade de elaboração de um Acordo Tripartite para autorizar o trânsito pela Argentina de veículos carregados entre Brasil e Uruguai.

Nesta semana, representantes de empresas brasileiras não conseguiram complementar modificações de frota com esta modalidade, o que está ocasionando sérios prejuízos ao setor. Para a ABTI, o artigo 1° do Acordo de Transporte Internacional Terrestre (ATIT) já é claro:

Os termos deste acordo aplicar-se-ão ao transporte internacional terrestre entre os países signatários, tanto no que diz respeito ao transporte direto de um país a outro, como ao trânsito para um terceiro país.

Por isso, a ANTT vem outorgando, quando solicitado pelo transportador, os trânsitos por terceiros países. É assim, desde a assinatura do ATIT em 1990. Empresas brasileiras possuem o trânsito pela Argentina para a ligação entre Brasil e Uruguai há muito tempo, modalidade, incluso, complementada em ambos os países. Mais uma arbitrariedade que deveremos superar.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004