Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Para comemorar os cinco anos da criação do Programa Operador Econômico Autorizado (OEA), a Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) em parceria com a Receita Federal do Brasil, promovem hoje, 10 de dezembro, o Seminário Brasileiro Programa OEA no Estado de São Paulo: Parceria Aduana e Empresas por um Brasil mais competitivo.

No Brasil, o Programa OEA surgiu como uma ferramenta de facilitação para o Comércio Exterior, sendo um status conquistado pelas empresas que atendem aos critérios de segurança e confiabilidade nos trâmites administrativos e aduaneiros. Além de celebrar a criação do Programa, o evento tem como objetivo verificar a performance do OEA na simplificação e modernização dos processos que envolvem a cadeia logística.

Durante a abertura do evento pela manhã, o presidente da FIESP, Paulo Skaf, ressaltou a importância de aqueles que fazem parte do mundo dos negócios estarem atentos às transformações. "Não existe mais tempo para engessar, burocratizar, falta de diálogo. A palavra-chave é a adaptação", afirmou Skaf.

Ainda no primeiro momento, foi apresentado um painel inaugural sobre as realidades e perspectivas do Programa OEA no Brasil e no mundo. As perspectivas foram tratadas diante dos Acordos de Reconhecimento Mútuo (ARM), OEA Integrado e os consequentes benefícios do programa. Também foram apresentados os avanços do OEA no Estado de São Paulo, bem como a importância da parceria Aduana-Empresas.
Sobre os benefícios para aqueles que possuem o status OEA, tratou-se da possibilidade da tramitação interna avançada entre as Coordenações-Gerais avançadas, aprimoramento da Gestão de Riscos do Portal Único e declaração consolidada, em que exportadores brasileiros terão vantagens na parametrização no país de destino. Ainda, empresas certificadas têm como benefícios a prerrogativa de utilização da Declaração Única de Importação (DUIMP), antes dos demais operadores.

Diante dos benefícios citados, o Coordenador-Geral de Administração Aduaneira, Jackson Aluir Corbari, afirmou que o fator determinante do sucesso do OEA é o fortalecimento da parceria entre setor público e privado.

Foram entregues os certificados as empresas que tiveram conclusão do processo na força tarefa do Centro OEA Delex. As empresas associadas da ABTI, Multilog e JSL Transportes receberam a certificação, sendo o mérito do trabalho que desenvolvem com excelência diariamente.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004