Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Nesta segunda-feira, 16 de dezembro, foi lançado um pacote de segurança para a Ponte Internacional da Amizade (PIA), ligação do Brasil e Paraguai, em Foz do Iguaçu/PR. Com o intuito de inibir crimes e melhorar o controle aduaneiro na fronteira de maior movimento do Brasil, serão utilizadas 70 câmeras com capacidade de reconhecimento e de identificação de placas de veículos, softwares de inteligência artificial (para ampliar o controle) e big data (para armazenar informações).

Os equipamentos foram adquiridos pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério da Economia, a Receita Federal em Foz do Iguaçu e ao Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT). Na primeira fase, ainda neste ano, serão instaladas 36 câmeras.

O Fronteira Tech na PIA que liga Foz do Iguaçu à Ciudad del Este (Paraguai), trata-se de uma das diversas iniciativas de segurança na área. O sistema envolve uma rede de iluminação pública inteligente, com duas câmeras em cada um dos 33 postes nas entradas e saídas da Aduana; quatro câmeras fixas em pontos estratégicos; 11 sensores de tiro; sistema de identificação facial e reconhecimento de padrões, softwares e big data. Segundo o presidente da ABDI, Igor Calvet, é a primeira vez que o sistema é utilizado em prol de um serviço público do país e a expectativa é de que possa ser replicado em outras Aduanas brasileiras de fronteira, postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), municípios com índice de criminalidade elevados, entre outros.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Foto: Geraldo Bubniak

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004