Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

A ABTI realizou no dia 19 de fevereiro (quarta-feira), na sede do SETCERGS, em Porto Alegre, uma Reunião de Transportadores para tratar sobre a Resolução ANTT nº 5.862 e assuntos mais específicos do transporte internacional, como pautas para as próximas Reuniões Bilaterais e do SGT nº5.

O evento que reuniu cerca de 180 pessoas, entre empresários, representantes do TRC e de órgãos reguladores, tinha como correalizadores a Federação da Empresas de Logística e de Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul – FETRANSUL, o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística da Fronteira Oeste– SETAL, e o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul – SETCERGS, além do apoio da ComJovem Porto Alegre.

No primeiro momento, o Sr. Fernando Massignan, assessor jurídico tributário da ABTI e do SETCERGS, apresentou um breve histórico sobre o Código Identificador de Operação de Transportes (CIOT). O tema, apesar de ter sido implementado em 2012, tem gerado muitas dúvidas para os transportadores, estas se dão em razão da Resolução ANTT nº 5.862, de 17 de dezembro de 2019, que instituiu o CIOT para todos os contratos de transporte.

Ainda, na primeira parte da reunião, Rosimeire Lima de Freitas, superintendente da SUROC, esclareceu as dúvidas do público e reforçou que a Agência está em constante crescimento para melhor atender as entidades e demais representantes do setor. Inclusive, inteirou que as respostas para dúvidas mais frequentes serão disponibilizadas no site da Agência. Caso ainda restem dúvidas sobre o tema, Rosimeire pediu para que os questionamentos sejam enviados ao e-mail suroc@antt.gov.br ou até mesmo para ouvidoria@antt.gov.br.

Dando sequência ao evento, foram tratados assuntos mais específicos do transporte internacional, o Chefe de Assessoria Técnica para o Transporte Internacional de Cargas e Passageiros - ASTEC, Noboru Ofugi, e o Chefe Substituto da ASTEC, Marcos Antônio Lima das Neves, receberam as sugestões de pautas para as Reuniões do SGT nº 5 e Bilaterais BR-PE e BR-AR e se propuseram a discutir tais temas, caso também seja do interesse das demais delegações.

Entre as pautas sugeridas para as reuniões estão a regulamentação do uso das três marias, classificação dos veículos, pesos e dimensões, transporte de produtos perigosos, e outras.

Como é do conhecimento de todos, as reuniões são transmitidas via videoconferência e, assim como as apresentações, podem ser solicitadas ao setor de comunicação da ABTI através do e-mail imprensa@abti.org.br.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004