Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Engajada em manter diálogos que auxiliem no atendimento das demandas e interesses dos transportadores, nesta quarta-feira (04/03), a ABTI representada pelo presidente Francisco Cardoso, participou de uma reunião em Brasília para tratar sobre propostas de alteração à Reforma Tributária no que se refere às operações do Transporte Internacional.

Na ocasião também estiveram presentes a Assessora Especial do Ministro da Economia, Vanessa Canado e o Senador Luis Carlos Heinze. Entre as pautas tratadas, a Associação reforçou a proposta de incluir no projeto da Reforma Tributária a manutenção da isenção do PIS/COFINS nas operações do Transporte Rodoviário Internacional de Cargas (TRIC), bem como garantir os respectivos créditos na compra de insumos. Deste modo, o presidente Francisco defendeu o quanto o transporte internacional almeja e espera por uma Reforma Tributária que busque a simplificação do setor produtivo nacional, o aumento da competitividade das empresas e o crescimento do país. 

Como o setor não possui reconhecimento como Exportador de Serviços, foi colocado à Assessora Vanessa, a preocupação de empresários do setor com a unificação de tributos federais, em especial o PIS/COFINS e a manutenção de isenções conferidas pela MP 2.158-35, e de que este pedido não seja entendido como um tratamento setorial diferenciado, mas sim como um tratamento diferenciado às empresas brasileiras que geram investimento, emprego e contribuem com o Comércio Exterior Nacional e que concorrem com operadores de transporte estrangeiros. 

Diante disso, a Sra. Vanessa informou que o Governo está concluindo estudos para apresentação de uma proposta ao Congresso Nacional e afirmou que o Governo não tem intenção de onerar o setor de exportações e que não faz sentido excluir o Transporte Internacional de Cargas. 

No final do encontro, o presidente Francisco informou que em agosto de 2019, a ABTI com o apoio da Confederação Nacional do Transporte – CNT e do Deputado Jerônimo Goergen, encaminhou a Emenda Modificativa nº 15 destinada à PEC nº 45 que visa garantir a isenção de tributos para o TRIC, por sua vez incentivando a competitividade das empresas frente a concorrentes estrangeiros. Com isso, foi solicitado o apoio do Executivo Federal à aprovação da Emenda, bem como agradecida a atenção da Sra. Vanessa Canado, afirmando que o setor seguirá confiante para investir e gerar mais empregos no país. 

A participação da entidade no encontro é uma das inúmeras iniciativas já realizadas para buscar a desburocratização e o impulsionamento do crescimento do setor.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004