Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

No dia 06 de março de 2020, foi inaugurada em Uruguaiana/RS, a primeira Unidade Sentinela de Saúde do Trabalhador Caminhoneiro do Brasil. De iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), foram destinados R$ 19.421,97 para a aquisição do mobiliário e materiais para as instalações físicas, advindos de parte de uma multa por irregularidades na jornada de trabalho de um estabelecimento comercial de Uruguaiana, além do fornecimento de enfermeiro do quadro pessoal municipal em troca de uma quitação de dívida de R$ 50 mil do município. 

A Unidade funcionará em uma sala específica do Porto Seco Rodoviário do município durante o turno da manhã, de segunda a sexta-feira, com consultas totalmente gratuitas/SUS. Considerando que transitam anualmente no Terminal Aduaneiro aproximadamente 120 mil cargas, o principal público-alvo são os motoristas profissionais, de todas as nacionalidades, responsáveis por esse transporte. 

Os trabalhadores serão atendidos por profissionais com foco em prevenção, educação e atenção às questões de saúde, visando identificar quais os problemas mais recorrentes da categoria bem como proporcionar acompanhamento e tratamento adequado às necessidades de cada motorista. 

O projeto que foi planejado desde meados de 2013, tem sua gestão pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul (Cerest Oeste). O Cerest é responsável por promover ações que melhorem as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. 

Na fronteira oeste do RS, a base do Cerest está localizada na cidade de Alegrete. Com a unidade instalada em Uruguaiana, as constatações/informações registradas nas consultas poderão ser confrontadas com a de outros municípios conforme a passagem dos motoristas, o que permitirá um melhor acompanhamento e diagnóstico dos problemas. 

Sendo um projeto-piloto de nível nacional, a Unidade de Saúde do Trabalhador em Uruguaiana demonstra a importância da iniciativa para fortalecer a articulação entre a atenção básica, de média e alta complexidade que atenda acidades ou agravos de trabalho, sendo que no caso dos motoristas, a atividade de estar constantemente em viagem dificulta os registros médicos e a possibilidade de tratamento contínuo quando necessário. Tal programa reflete um retorno do investimento da população que paga seus impostos integralmente como forma de obter melhorias em aspectos necessários à sociedade. 

São parceiros do projeto Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretarias de Saúde de Alegrete e Uruguaiana, Receita Federal e Multilog, concessionária que administra o PSR-URA.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004