Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Em agosto a ABTI, juntamente com a Feaduaneiros – Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros, enviou um ofício ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, expondo a preocupação do setor quanto ao número reduzido de servidores públicos federais do Ministério da Agricultura nas fronteiras de Brasil.

Ainda, o mesmo documento foi encaminhado à Secretária de Estado do RS, Ana Amélia Lemos, representante da Secretaria Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais, solicitando apoio na busca de uma solução para o impasse.

Em resposta, Ana Amélia informa que a Secretaria estará acompanhando a demanda e o alerta, incluso reforçando os argumentos referentes aos procedimentos burocráticos, na fiscalização de produtos de origem agropecuária, que acarretam redução da competividade na logística do comércio internacional.

A ABTI agradece o costumeiro apoio e atenção que a Secretária demonstra pela categoria, é de extrema importância que os setores público e privado se unam em prol da recuperação econômica do país.

Conforme já informado, as entidades solicitam uma análise no quadro de servidores considerando a necessidade de contratações emergenciais, para que sejam disponibilizados em caráter de contingência, Agentes e Fiscais Federais, Agrônomos e Veterinários para as fronteiras. Dessa forma, evitando o represamento de processos, a criação de gargalos nos fluxos, aumento de custos logísticos e, como inevitável consequência, a perda de competitividade do Brasil no Comércio Exterior.

Rua General Bento Martins, 2350
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97501-546
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

face twitter in

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004