Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Na última terça-feira, 24 de novembro, a ABTI, representada pela sua diretora executiva, Gladys Vinci, participou de uma videoconferência com o Embaixador do Paraguai no Brasil, Sr. Juan Ángel Delgadillo para tratar sobre os problemas que estão atingindo o fluxo de cargas na fronteira entre Brasil e Paraguai.

O evento que teve como realizadores a CEAB-RS (Câmera Empresarial Argentino-Brasileira do RS), Sindiatacadistas, Federação das Câmaras de Comércio Exterior, Associação Comercial de Porto Alegre e Câmara Empresarial Brasil – Uruguai, tinha como objetivo promover integração e desenvolvimento empresarial e comercial entre os países do Mercosul.

No primeiro momento, a reunião contou com outros participantes que escutaram atentamente a apresentação do Embaixador, que abordou questões econômicas como acordos comerciais e automotivos, além da temática do corredor bioceânico que apresenta uma proposta de melhoria na integração regional. A manifestação do Embaixador constando assuntos como os regimes econômicos especiais e também o tema às hidrovias, pode ser conferida clicando aqui, e a gravação do encontro está disponível no YouTube, acesse: youtu.be/cZxjuZbFPq4

Em seguida, a ABTI teve um espaço exclusivo para apresentar ao Embaixador, os temas que vêm prejudicando o desenvolvimento do setor, tanto referentes à importação quanto exportação. Além de solicitar a implementação de mais processos eletrônicos para simplificar as operações, foram propostas temáticas referentes à importação brasileira, como a fiscalização da Vigiagro (MAPA) integrado nas ACIs em PY para deferimento de processos, e exportação brasileira como o aumento de capacidade de recepção para 1.000 veículos por dia.

Em resposta às solicitações da Associação, o Embaixador ressaltou que cada fronteira tem a sua particularidade e, por isso, os problemas de agilização necessitam ser solucionados ponto a ponto de acordo com as especificidades locais. Sabendo das dificuldades que o setor vem enfrentando, Delgadillo reforçou a importância da relação entre os dois países para o crescimento da infraestrutura logística que auxiliará no desenvolvimento das atividades.

Ainda, durante o encontro, foi discorrido o pleito mais debatido com este país, a exigência de consularização de todos os documentos que envolvem a exportação de produtos brasileiros e o tipo de cambio utilizado na taxa consular, Gladys ressaltou que diferenças entre os países, não fomentam avanços no comércio entre ambos países. Estes assuntos também foram tratados na reunião bilateral local entre Brasil e Paraguai que aconteceu ontem, em Foz do Iguaçu, a fim de encontrar uma solução para estes impasses que estão onerando o transporte. Em breve sairá um comunicado a respeito dos resultados da última reunião citada, fique atento.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004