Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

A ABTI participou na manhã de ontem de uma reunião com a Agência Nacional de Transporte Terrestre, representada pelos Chefes da Assessoria de Relações Internacionais – ASINT, Noboru Ofugi e Marcos Antônio Lima das Neves, representando o Ministério da Saúde, Moura Filho e Emerson Araújo, pelo Itamaraty, Julia Amaral e Eduardo Ferreira, pela SEAF/SEGOV, Júlio Alexandre da Silva, e pela Unipampa, Débora Pellegrini e Francielle. Durante o encontro foram esclarecidas informações sobre os testes RT-PCR que o governo federal possui.

Segundo o Coronel Moura, do Ministério da Saúde, o governo possui aproximadamente 75 mil kits de extração automatizada e 2 milhões de Kit de amplificação (material para realização dos testes RT-PCR), totalmente gratuitos e a disposição dos estados e municípios. Para conseguir a doação destes materiais, basta a secretaria de saúde municipal ou estadual realizar a solicitação oficial diretamente com o Ministério. Entretanto, cabe reforçar que o município onde serão aplicados os testes, deverá ter o equipamento compatível com os kits disponíveis, caso contrário, o material não poderá ser utilizado.

Ainda, o Ministério da Saúde e o Itamaraty mostraram-se preocupados com a logística do processo, principalmente ao que se refere aos motoristas que testarem positivo. Segundo os órgãos competentes, as empresas deverão criar procedimentos para estes casos, podendo também solicitar apoio aos estados e municípios para prestar o suporte para aqueles que necessitarem.

A Universidade Federal do Pampa – Unipampa, já possui um laboratório que realiza os mesmos tipos de análises, este no campus de São Gabriel, já atendendo a demanda daquela região. A representante da universidade, Débora Pellegrini, reforçou a importância de ter outro campus com este tipo de atendimento, tendo em vista a atual necessidade da região, pois além de atender as demandas do transporte rodoviário internacional de cargas, ainda poderá dar suporte para as cidades mais próximas.

A ANTT solicitou que a ABTI realize o levantamento e encaminhe as informações sobre a quantidade de testes que deverá ser realizado diariamente no laboratório da Unipampa, a partir dessas informações será analisado se o mesmo conseguirá suportar a alta demanda da região. Isso porque, além da doação do material para realização dos testes, o laboratório da universidade ainda precisará dos equipamentos adequados para o procedimento, que custam aproximadamente 400 mil reais.

A ABTI gostaria que o processo caminhasse de forma mais ágil, mas infelizmente, por questões de protocolos e articulações necessárias, isso não é possível. O setor vem sofrendo com a lentidão nas entregas dos resultados, o que muitas vezes tem gerado custo em dobro, pois por conta da logística do processo (senhas, sistema oscilante e/ou inoperante, canais de parametrização...) o teste realizado possui mais que as 72h exigidas (data da coleta) pela Argentina e deve ser refeito. A habilitação do laboratório da Unipampa deverá agilizar as entregas, visto que a amostra não precisará sair do município para ser analisada, disponibilizando mais tempo para o processo logístico.

No encontro ficou decido que as secretarias municipais ou estaduais interessadas em realizar os testes RT-PCR, deverão solicitar os materiais para o Ministério da Saúde, que disponibilizará de forma gratuita, após verificar a existência de locais devidamente estruturados e equipamentos compatíveis com os Kits que Governo possui. Foi marcada outra reunião para a próxima quinta-feira com o intuito de tratar do andamento das solicitações.

A ABTI agradece o empenho e dedicação da Assessoria de Relações Internacionais, da Agência Nacional de Transporte Terrestre, especialmente a Noboru Ofugi e Marcos Antonio Lima das Neves, que não medem esforços na procura de opções que venham resolver de forma favorável os impasses criados pelo Peru, Chile e Argentina. Qualquer nova informação será divulgada imediatamente.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004