Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Ontem a Associação informou que Uruguaiana havia alcançado a marca de 150 testes RT-PCR gratuitos realizados pelo SUS, isso desde o início da testagem em 31/05/2021. Vale destacar que a ABTI trabalhou junto aos organismos competentes para implementar a testagem em diferentes pontos de coleta no RS com o único objetivo de reduzir os custos do transporte diante das exigências para ingresso na Argentina e Chile.

Entretanto, mesmo depois de um árduo trabalho e a disponibilização do serviço gratuito, a procura é bem menor do que o esperado. A Associação compreende que a preferência pelos laboratórios privados ocorre unicamente por conta do tempo de entrega do resultado, mas basta organizar a logística adequando o tempo e será possível realizar o exame com antecipação e sem custo.

A entrega do resultado por parte do Projeto vigilância de Fronteiras é de até 48h, isso porque a logística do processo contempla desde a coleta, envio das amostras até a capital do estado, o tempo de análise no Lacen em Porto Alegre, a disponibilização dos resultados no sistema e envio dos mesmos aos tripulantes e empresas. As respostas dessas coletas são informadas no GAL (Gerenciador do Ambiente Laboratorial) do RS que somente podem ser consultadas pelas equipes das Vigilâncias epidemiológicas de cada município.

Além disso, cabe reforçar que os exames foram distribuídos em vários pontos do estado para que possam ser feitos com antecedência sem prejudicar a continuação da viagem. Ainda, conforme a legislação argentina, o exame tem validade de 7 dias a contar da data da coleta, prazo suficiente para o motorista fazer a testagem em um dos 9 (nove) pontos e aguardar o resultado que deverá sair em até 48h.

No entanto, em Uruguaiana, a baixa demanda para realização dos testes gratuitos pelo SUS, deixa as equipes cedidas para os atendimentos no SEST SENAT com tempo ocioso o que poderá implicar em uma redução no horário de testagem ou até a mudança do local de coleta. Aproveite mais esta vantagem que só foi possível graças a compreensão e comprometimento de diferentes órgãos do Governo Federal e do Estado do Rio Grande do Sul com o setor de transporte.

Rua General Bento Martins, 2350
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97501-546
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

face twitter in

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004