Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

As leis brasileiras fixam oito datas comemorativas como feriados nacionais: Confraternização Universal (1º de janeiro), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalhador (1º de maio), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e Natal (25 de dezembro). Há ainda três comemorações móveis que não são oficialmente consideradas como feriados nacionais, porém fazem parte das tradições da maioria dos municípios: Carnaval, Sexta-feira Santa e Corpus Christi, elevando o número para 11 (onze) feriados. Além disso, em ano eleitoral, a data em que forem realizadas eleições também é feriado nacional, segundo a Constituição Federal.

No entanto, este ano, duas Portarias publicadas na véspera de feriados, aumentou ainda mais esta contagem, foi assim em 1º de abril, dia anterior à Sexta-feira Santa e em 4 de junho dia posterior ao feriado de Corpus Christi, gerando desse jeito uma ponte até o final de semana. Enquanto para alguns o feriado prolongado é uma oportunidade para descanso, para o transporte rodoviário internacional de cargas, essa parada repentina nas atividades foi mais um empecilho a ser superado.

O comércio exterior é uma atividade singular, essencial após a globalização dos mercados, que como consequência da tendência e preferência empresarial da filosofia just in time (na hora certa) exigiu do setor uma gestão para otimizar os procedimentos através de planejamento capaz de melhorar a produtividade, diminuindo ao máximo possível tempos ociosos.

Em 2021, os comunicados de ponto facultativo para prolongar o feriado foram emitidos na véspera, o que impossibilitou a organização logística do setor. No último feriadão, o cenário só não foi pior, pelo bom senso dos servidores da jurisdição da Alfândega de Uruguaiana, por exemplo, que mantiveram a operação do comércio exterior.

O transporte rodoviário internacional de cargas não se resume somente a uma coleta-entrega, requer, além de um processo logístico, a fiscalização de servidores públicos dos diferentes órgãos. Reflete nas atividades das indústrias, na reposição de produtos, no reabastecimento de alimentos. É necessário continuar avançando na busca por maior competitividade do país.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004