Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

A ABTI encaminhou um ofício ao Ministro de Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, relatando a situação preocupante que o setor do Transporte Rodoviário Internacional de Cargas enfrenta na fronteira de Foz do Iguaçu com o Paraguai. A falta de estrutura no lado paraguaio não comporta o fluxo diário que o transporte internacional demanda naquela fronteira.

O lado paraguaio suporta diariamente de cem a duzentos veículos, enquanto que do Brasil ingressam de trezentos a quatrocentos caminhões por dia, o que ocasiona retenção desses veículos na cabeceira da ponte, atrapalhando o movimento comercial. Além disso, provoca atraso no trâmite aduaneiro, aumentando o tempo de espera e de custos para o transportador.

Este é um problema recorrente na fronteira com o Paraguai que impacta toda a cadeia logística do setor aduaneiro, pois como a lotação atinge sua capacidade máxima nas dependências da Administración Nacional de Navegación y Puertos (ANNP), os reflexos são sentidos diretamente na Multilog de Foz do Iguaçu e sua capacidade de recepção/liberação de veículos.

No início do mês, a Dirección Nacional de Aduana do Paraguay, através da Resolución DNA 1130, que trata sobre a lotação dos caminhões na cabeceira da Área de Controle Integrado de Ciudad del Leste – Foz de Iguaçu, reconheceu que esta situação gera ao transporte atrasos nos prazos estabelecidos para a liberação das mercadorias.

Diante disso, considerando que os principais avanços no comércio exterior se deram pelo trabalho em conjunto, a Associação solicitou uma intervenção do Itamaraty na busca por uma solução rápida para o problema exposto. Desta forma, propondo ações que auxiliem no desenvolvimento do comércio internacional, para que o mesmo contribua para o equilíbrio da balança comercial.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004