Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Em reunião realizada nesta tarde, liderada pelo Chefe da Divisão de América do Sul I (DAM-I), pertencente ao Ministério das Relações Exteriores, que contou com a participação das Embaixadas e Consulados do Brasil em Argentina e Chile, Casa Civil, ANTT, ANVISA, Ministério de Saúde, representantes do Governo do estado Rio Grande do Sul e municipal de Uruguaiana entre outros, houve o consenso sobre a necessidade de efetivas ações por parte do Chile, que até o presente momento, apenas sinalizou o aumento de equipes capazes de realizar a testagem, de pelo menos 1.000 tripulantes que ingressam diariamente pelo cruze internacional Paso Cristo Redentor. A ABTI acredita que com a publicação da atualização de exigências sanitárias em Argentina, devem servir como um "pedido" ao Chile sobre a necessidade de flexibilização.

E apesar da relevância do tema na fronteira entre Argentina e Chile, o tema mais debatido foi a publicação da Decisão Administrativa DECAD-2022-63-APN-JGM que alterou a 951/21, com novas medidas sanitária para fronteiras. O Ministro Conselheiro Claudio Garon da Embaixada do Brasil na Argentina se comprometeu em averiguar com o governo argentino, a respeito da exigência e obrigatoriedade de contratação de seguro saúde para os motoristas, uma vez que o artigo 3º prevê

"Contar con un seguro de cobertura COVID-19 para su atención en el exterior del territorio nacional", o que pode dar espaço a várias interpretações.

Esta Associação reforçou o seu posicionamento com referência às novas exigências, clamou por respeito ao setor, que manteve-se ativo durante toda a pandemia, primando pelo abastecimento dos mercados internos e externos, apesar das severas restrições e barreiras sanitárias que os tripulantes deveram cumprir nestes últimos dois anos e reivindicou isonomia no tratamento, assim como os demais cidadãos do Mercosul, que serão isentos de testagem se possuírem o plano de vacinação completo a partir do próximo dia 29 de janeiro.

Amanhã a partir das 16h terá mais uma rodada de negociações entre os países do ATIT. A ABTI solicita aos transportadores que informem quantidade de veículos que encontram-se retidos na fronteira argentino-chilena aguardando a liberação em ambos sentidos, assim como a quantidade de tripulantes cumprindo ainda isolamento na casa sanitária em Viña del Mar. Esta informações servirão de base no avanço das negociações, principalmente, com Argentina e Chile. Contamos com a colaboração de todos.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004