Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

A convite do Senhor Marcello da Costa, Secretário Nacional de Transportes Terrestres/MINFRA, membros da Diretoria da Associação participaram no final da tarde do dia 2 de fevereiro de reunião que teve como principal pauta as consequências dos impasses e entraves que deixarem por quase duas semanas o maior corredor logístico entre a Argentina e o Chile sem operações.

Cada um dos Diretores teve a oportunidade de expor as maiores preocupações com a situação que não tem data certa para normalizar. Glademir Zanette, da Transportes Letsara destacou o alto custo e o represamento de cargas. Fernando Cordenonsi, da Transportes Cordenonsi alertou que há escassez de motoristas para operar nesta linha. Quando um funcionário retorna de uma viagem com tantas restrições e demoras, desiste e opta por ficar no Brasil. Ainda, Lenoir Gral, da Transportes Gral, lembrou que o setor vem sendo acometido por uma série de obstáculos em todos os países, inclusive no Brasil.

Presente no encontro, a Assessoria de Relações Internacionais da ANTT expôs as negociações que vêm sendo realizadas desde o início da pandemia, que contou com a liderança permanente do Itamaraty. Desde os primeiros dias de janeiro tiveram que ser intensificadas, várias rodadas vêm acontecendo, o que serviu de base para o acordo do último final de semana. Noboru Ofugi reconhece que os resultados são mais morosos do que desejado, mas a atividade conseguiu manter-se ativa apesar das restrições e protocolos sanitários.

Francine Roman, da Transportes Silvio, reforçou que 1 (um) dia no transporte rodoviário é tempo demais, por isso, acredita que o empenho e dedicação que estão sendo dispensados terão os resultados tão ansiados.

Marcello da Costa, que contou, durante a reunião, com o apoio de Lorena Cristina Martins B Duarte, Diretora de Planejamento de Gestão e Projetos Especiais e de Daniel de Castro, Coordenador-Geral de Gestão e Transporte Rodoviário de Cargas, agradeceu a participação de todos e reafirmou o compromisso com o setor. Francisco Cardoso, presidente da ABTI, ressaltou a importância de compreender o impacto de tantos gargalos e entraves no mercado, como isso se reflete na economia do Brasil, é a visão macro do negócio.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004