Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Diante dos estragos causados no trecho de acesso ao Sistema Integrado Cristo Redentor e a necessidade de reparos nas rutas do lado chileno, que poderá levar de 7 a 10 dias, dependendo das condições climáticas nas altas montanhas, o governo argentino tomou medidas para evitar o acúmulo de caminhões em Mendoza.

Desde ontem à tarde, os tripulantes do transporte rodoviário internacional de cargas estão sendo direcionados para outras localidades que viabilizem melhores condições enquanto aguardam para seguir viagem, tendo acesso a alimentação, higiene e segurança.

Segundo a APROCAM – Associação de Proprietários de Caminhões de Mendoza, são aproximadamente 2.500 veículos parados, destes, 1.000 estão na Área de Controle Integrado (ACI) de Uspallata e os demais estão divididos entre a Destilaria Luján de Cuyo e em postos de gasolina da zona leste.

Entre as medidas acordadas na reunião com a Secretaria de Relações Institucionais da Argentina estão:

  • A Aduana emitirá a ordem de não realizar qualquer documentação para que o transporte internacional não fique parado na província de Mendoza.
  • Realizar a evacuação dos caminhões de Mendoza já parados nos diversos pontos de paradas.
  • O transportador argentino deve articular as medidas necessárias para que os seus veículos e/ou condutores possam regressar aos locais de origem ou evacuar a zona onde se encontram retidos.
  • Solicitar ao Ministério das Relações Exteriores para parar o transporte que tem como destino o Chile.
  • Fazer a solicitação ao Chile para que sejam tomadas as providências necessárias para que o transporte, que já tenha concluído o processo na Aduana, possa entrar por outro passo de fronteira.

A ABTI está em contato com a ANTT, que confirmou a informação que caminhões estrangeiros poderão permanecer nos parqueadeiros, enquanto caminhões argentinos e seus motoristas estão sendo orientados a aguardar em sua origem.

A situação continua sendo crítica. Por isso, a Associação solicita que cada transportadora informe via whats (+55 55 98115-6675) ou e-mail internacional@abti.org.br, a quantidade de motoristas e a localização deles para que os dados sejam fornecidos ao Consulado para a devida assistência.

Para desviar para outros passos, orientamos a seguir as páginas oficiais chilenas e argentinas, a seguir:

Unidade de Passos Fronteiriços: https://twitter.com/UPFronterizos
CF Los Libertadores: https://twitter.com/CFLosLibertador
Passo Cristo Redentor, Mendoza: https://twitter.com/PasoCRMza
APROCAM - Mendoza: https://aprocam.org.ar/

Em caso de dúvida, a Associação permanece a disposição para auxiliar.

Imagem: Paso Cristo Redentor (via Twitter)

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004