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Na data de ontem, 26 de junho de 2023, em comemoração aos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Argentina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a visita de Alberto Fernández, presidente da República Argentina. Na oportunidade, os líderes conversaram sobre importações, FMI, acordo do Mercosul-EU, entre outros assuntos, e aprovaram um Plano de Ação para o Relançamento da Aliança Estratégica.

O Presidente do Brasil manifestou-se a favor de avanços em investimentos que permitam soluções criativas, de maior integração e que facilitem as trocas comerciais. No encontro os presidentes firmaram o Plano de Ação para o Relançamento da Aliança Estratégica, sendo quase 100 ações que dão concretude ao projeto conjunto de desenvolvimento.

Dentro do Plano para infraestrutura e transportes, está a ação para definir o futuro regime de gestão e manutenção da Ponte Santo Tomé - São Borja e do CUF, bem como atualizar os estudos e definir conjuntamente o projeto de reforma estrutural da Ponte Internacional Uruguaiana - Paso de Los Libres, e continuar avançando nas discussões no Grupo de Trabalho Binacional para iniciar a construção da Ponte Internacional Porto Xavier-San Javier. Para conferir o Plano na integra, clique aqui.

Ainda, Lula expôs que estão trabalhando na criação de uma linha de financiamento abrangente das exportações brasileiras para a Argentina. Julga que não faz sentido que o Brasil perca espaço no mercado argentino para outros países porque esses oferecem crédito e o Brasil não.

É o mesmo sentimento que têm os transportadores rodoviários, não faz sentido as exportações serem financiadas senão há nenhuma solução viável para as transferências correspondentes à prestação de serviços de frete. O transporte rodoviário internacional é responsável pela entrega de aproximadamente 50% das cargas no comércio bilateral com a República Argentina. Não haverá como continuar financiando as operações. É inviável financiar por 180 dias, correndo riscos tão altos como a desvalorização, por exemplo. O transporte é um elo do comércio exterior, necessita ser considerado nas negociações.

A ABTI apresentou diversas propostas para amenizar o impacto das medidas implementadas pela Argentina nos últimos meses, que estão postergando por 150 dias os pagamentos de serviços de fretes, contudo, até o momento, não há uma previsão para a estabilização do setor e nem de nenhuma autorização de transferências nos fretes de importação argentina.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

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