Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Frederico Antunes entrega reivindicações do setor do transporte rodoviário internacional de cargas ao presidente Lula.

Na próxima semana, governador Eduardo Leite estará em Brasília tratando dessas pautas com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin

O deputado estadual e líder do governo deputado Frederico Antunes entregou nesta sexta-feira (30/06), ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e ao governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, reivindicações da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), a respeito da preocupação do setor sobre um problema gerado diante das decisões do Banco Central da República Argentina, através do Comunicado A-7746, datado em 20/04/2023 (Exterior e Câmbios-Ajustes). Esses comunicados afetaram gravemente o setor do transporte internacional, principalmente pelas consequências negativas diretas no capital de giro das transportadoras brasileiras e, assim como, a toda cadeia logística de serviços, provocando dificuldades para quitar a folha de pagamentos e fornecedores (combustíveis, manutenção e parcelas de FINAME), com risco, na manutenção deste cenário, podendo, em um efeito dominó, gerar fechamento de empresas, demissões, entre outros impactos econômicos diretos e indiretos na sociedade onde as transportadoras estão inseridas. O prejuízo hoje supera os U$ 200 milhões de dólares aguardando autorização para transferência.

Atualmente, a Argentina é o 3º parceiro comercial do Brasil, que aumentou a sua participação em 20% com referência ao ano passado. Apesar da porcentagem de participação da Argentina ser menor que a dos Estados Unidos e China, a sua representação no RS é quase metade das operações comerciais bilaterais. Dos U$ 14,5 bilhões negociados até junho deste ano, U$ 6 bilhões atravessaram pelas fronteiras do RS.

"É muito preocupante a situação, pelas consequências negativas que afetam às transportadoras brasileiras, cadeia logística de serviços e também para a economia do país, gerando um efeito dominó: prejuízos financeiros, fechamento de empresas, desempregos, entre outros impactos econômicos", destacou Frederico Antunes.

Demandas da ABTI

• Redução no prazo para pagamento de fretes de 90 para 45 dias, mantendo a média do que era praticado anteriormente;
• Reduzir o prazo de análise da SIRASE para 30 dias;
• Permitir mais previsibilidade com relação as liberações de fretes de importações com a Argentina, permitindo que as empresas possam se organizar, fazendo uma programação, orçamentos e datas de viagens;
• Buscar uma solução junto ao Governo Argentino para realizar gestões com o Brasil, para que sejam efetuados os pagamentos em reais pelo sistema de moeda local para serviços.

Na próxima semana, o governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite estará em Brasília. Dentre as agendas que o governador irá realizar na Capital Federal, está uma reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckimin, para tratar, entre outros temas, essas reivindicações encaminhadas pelo presidente da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais - ABTI, Francisco Cardoso.

Imagem e redação: Cristiano Guerra.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004