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A infraestrutura rodoviária do Paraná vai ganhar um impulso nos próximos anos com a concessão ao Consórcio Infraestrutura PR do lote 2 de rodovias do estado. A empresa venceu o leilão promovido pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na sexta-feira (29) na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Com o resultado, os motoristas que passarem pelas três rodovias federais e quatro estaduais pagarão em média 40% menor aos valores praticados anteriormente no estado.

Com a concessão, os paranaenses sentirão a diferença a partir dos investimentos de R$ 17,3 bilhões previstos para os próximos 30 anos. Deste total, R$ 10,8 bilhões serão destinados a novas obras e R$ 6,5 bilhões para serviços operacionais. O aporte financeiro vai criar um padrão de vias que conseguirão atender ao crescente fluxo de transporte de cargas e escoamento de produção agrícola na região portuária.

O contrato de concessão prevê uma série de medidas para melhorar as condições de tráfego. Entre elas, a adoção de valores diferentes para pista simples e dupla, inovações estruturais e tecnológicas que incluem áreas de escape e iluminação inteligente (LED) em pontos críticos e investimentos em paradas de descanso para caminhoneiros, pontos de ônibus e passarelas para pedestres. A área de influência direta do lote licitado abrange 27 municípios agrupados em dois blocos de rodovias.

Quais são as melhorias previstas com a concessão?

• No primeiro ano, ações emergenciais e de recomposição da sinalização

• Do segundo ao quinto ano, a concessionária fará a recuperação estrutural das rodovias;

• Ampliação de capacidade, melhorias e manutenção nos 604,66 quilômetros de pista;

• Duplicação de 350,2 quilômetros de pistas;

• Implantação de 138,7 quilômetros de faixas adicionais;

• Construção de 72,3 quilômetros de ciclovias;

• Criação de 74 quilômetros de novas vias marginais;

• Instalação de 112 obras de arte especiais, como viadutos, passagens e retornos.

Novidades previstas na concessão

• Desconto para usuário frequente (DUF)

• Desconto Básico de Tarifa (DBT): 5% de desconto na tarifa para todos os usuários do sistema automático de cobrança de pedágio;

• Reclassificação tarifária: preços diferentes para pistas simples e dupla

• Aporte progressivo de recursos vinculados, proporcionais ao deságio oferecido, para evitar deságios excessivos no leilão;

• Mecanismo de mitigação de risco de demanda;

• Ponto de parada e descanso para caminhoneiros (PPD);

• Implantação de área de escape;

• Segurança Viária com a aplicação da metodologia iRap de avaliação da qualidade de rodovias.

Praças de pedágio:

• São José dos Pinhais (BR-277)

• Carambeí (PR-151)

• Jaguariaíva (PR-151)

• Sengés (PR-151)ׇ

• Quatiguá (PR-092)

• Jacarezinho (BR-153 e BR-369)

Fonte: Ministério dos Transportes

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