Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

A Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT) realizou mais uma edição de suas assembleias, que ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina. A 37ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) teve como anfitriã sua filiada FADEEAC (Federación Argentina de Entidades Empresarias del Autotransporte de Cargas) e que proporcionou 2 dias de trabalhos intensos.

A CIT foi fundada em 25 de maio de 2002, por iniciativa da Confederação Nacional do Transporte (CNT). É uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, com estrutura e abrangência internacional, e tem como objetivo primordial defender e zelar pelos interesses dos transportadores e de suas entidades representativas, além de atuar institucionalmente perante órgãos privados ou públicos.

Esta assembleia contou com a participação e representação de 18 países. Pelo canal do YouTube da FADEEAC a assembleia foi transmitida ao vivo nos dois dias. O primeiro dia (22) foi realizado na Província de Escobar, onde a FADEEAC possui um Centro de Capacitação chamada FPT (Fundación Profesional para el Transporte). Neste dia os participantes tiveram a oportunidade de ouvir sobre vários temas como: Apresentação Institucional da Junta de Segurança no Transporte (ARGENTINA); Frete (BRASIL); Tanque de Combustível Adicional (BRASIL); Sistema de Cooperativas de Crédito para o Setor de Transporte (BRASIL); Sistema SEST SENAT – história e manutenção (BRASIL); entre outros.

Ainda neste mesmo dia, a FADEEAC/FPT proporcionou aos presentes um passeio guiado nas instalações do Centro de Capacitação da FPT, incluindo uma demonstração em um de seus simuladores de caminhão.

No segundo dia (23), a reunião se deu nas instalações da Sede da FADEEAC, na cidade de Buenos Aires.

A ABTI contribuiu com uma seção de apresentações técnicas (chamadas fórum), realizadas nesta data. A vice-presidente executiva da Associação, Gladys Vinci, versou sobre o tema "Os Desafios nos Cruzes de Fronteira".

Nesse segundo dia de trabalhos, também houve a participação do Ministério de Transporte da Argentina, representado pela Sra. Maria Jimena Lopez, Secretária de Gestão de Transporte.

No seguimento, a votação para a criação de dois novos Capítulos CIT: Nigéria, representada pela Câmara de Comércio Moçambique-Nigéria (CAMOZINI) e África do Sul, representada pela Câmara de Comércio e Indústria Moçambique África do Sul (CCIMOSA). Com os novos Capítulos aprovados, a Rede de Transportes Internacional (RTI) da CIT conta com 61 países membros e 25 Capítulos constituídos.

Além disso, foram concedidas as Certificações de Qualidade Classe Mundial da CIT – CQCIT e CITGREEN. Nesta assembleia duas organizações foram certificadas: Scapini Transporte e Logística LTDA e Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos – ABTLP.

No encerramento da assembleia, o Conselho de Representantes aprovou os seguintes documentos:

– Resolução nº 002/2023 – trata de proposição ao governo do Panamá para implementar medidas efetivas para liberar transportadores que estão parados nas rodovias e sofrendo as consequências da crise, em decorrência de lei aprovada pelo governo sobre exportação de recursos minerais, a qual os transportistas não aprovam;

– Resolução nº 003/2023 – trata de apoio do Capítulo Equador ao Governo da República do Equador sobre o combate ao crime organizado, cujas ações de delinquência estão afetando o setor de transporte deste país; e

Ofícios SG/CIT nºs 284 e 285/2023, enviados, respectivamente, ao presidente em exercício da Argentina, Alberto Fernández, e ao presidente eleito do país, Javier Milei, versando sobre o impedimento de transferências de pagamentos pela prestação de serviços de transporte de cargas e solicitando a apresentação de soluções urgentes para o desgaste causado pelas medidas no comércio entre Brasil e Argentina.

Ambos ofícios foram uma solicitação conjunta do Conselho Empresarial de Transporte Rodoviário de Cargas do Mercosul, Bolívia e Chile (CONDESUL), que se reuniu durante o primeiro dia de Assembleia, a pedido do presidente da ABTI, Francisco Cardoso, para discutir a situação dos fretes.

O CONDESUL é composto por entidades representantes de empresas transportadoras de cargas dos países membros. São elas: ABTI e NTC, representantes do Brasil; FADEEAC, ATACI e CATAMP, representantes da Argentina; AGETICH, representante do Chile; AGETRAPAR e CAPATIT, representantes do Paraguai; e CATIDU, representante do Uruguai.

A 38ª Assembleia Geral Ordinária da CIT ocorrerá na Cidade da Guatemala nos dias 24 a 26 de abril, com a temática: "Empresas familiares" e "Facilitação de Fronteiras".

Confira as fotos do evento clicando aqui.

Acesse as transmissões completas aqui.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004