Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

A ABTI havia solicitado por meio de ofício, no início de novembro, o apoio do Senador Hamilton Mourão para obter informações claras sobre o andamento do projeto de construção de uma nova ponte sobre o Rio Ibicuí, na BR-472, que liga Uruguaiana a Itaqui.

Em maio deste ano o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou o contrato para a construção de uma nova estrutura sobre o rio. Maiores informações sobre os avanços do projeto, porém, não foram divulgadas até o momento.

O ofício da ABTI foi acolhido pelo Senador Mourão, que levou a demanda até as autoridades responsáveis. No texto, a Associação destacou a inquietação pelas frequentes suspensões do trânsito, especialmente para veículos de transporte de cargas, na Ponte sobre o Rio Ibicuí.

Também foi ressaltado que a estrutura atual é precária e apresenta riscos aos usuários, permitindo a passagem de apenas um veículo por vez, o que compromete o transporte na região. Além disso, a rota alternativa por Maçambara-Alegrete-Uruguaiana pela ERS-529, ERS-566 e BR-290 eleva a quilometragem em mais de 280km, incluindo travessia de balsa, enquanto a alternativa pela Ruta 14 em Argentina chega a mais de 290 km via Itaqui-São Borja-San Tomé-Paso de Los Libres, causando demoras no trânsito das operações e aumentando os custos das viagens.

A ABTI, desde 2007, vem reivindicando a demanda sobre a expectativa de facilitar a circulação de mercadorias e matérias-primas do comércio exterior. Estima-se que 70% dos caminhões do Mercosul com operações tanto de importação como exportação, transitam pela BR-472, totalizando em média 100 mil veículos/ano, passam por esta Ponte.

A resposta ao pedido por informações chegou no fim do mês passado, através de ofício do Ministério dos Transportes. A pasta informou que o processo licitatório para realização da obra já havia sido vencido pela empresa Coesa Construção e Montagens, porém o contrato da obra não foi assinado pela empresa, dando início a apuração de responsabilidade do ato.

Por fim, informaram que está sendo providenciada a contratação de nova empresa, contudo não foram detalhadas datas ou prazos para este processo.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004