Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Motoristas com CNH nas categorias C, D e E, se forem flagradas sem o exame ou com ele vencido, podem ser multados em R$ 1.467,35

O prazo para a regularização do exame toxicológico, obrigatório para todos os motoristas profissionais que têm CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D e E, está chegando ao fim.

A data limite será dia 28 de dezembro, quando a fiscalização será intensificada, e os condutores de veículos como caminhões, carretas e ônibus podem ser multados em R$ 1.467,35 e perder 7 pontos na carteira.

Quem precisa fazer o exame?

O exame toxicológico de larga janela de detecção verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise retrospectiva mínima de 90 dias. É feito a partir da análise de amostras de cabelos ou pelos.

Todos os motoristas das categorias C, D e E são obrigados a realizar o teste para emissão e renovação da CNH, além de atualizá-lo com a seguinte periodicidade:

  • Condutores com idade até 69 anos devem renovar o teste a cada dois anos e seis meses;
  • Condutores com idade igual ou acima de 70 anos poderão realizar o teste no momento da renovação CNH. Ou seja, a cada 3 anos.

Onde consultar informações sobre o último Exame Toxicológico realizado?

É possível consultar informações sobre o Exame Toxicológico na CNH Digital, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT.

Informações sobre o último Exame Toxicológico podem ser também consultadas pelo condutor na Central de Serviços do Detran.

Onde fazer?

O exame toxicológico pode ser realizado na rede coletora de qualquer um dos laboratórios credenciados pela Senatran. A responsabilidade pela realização e comercialização do exame é exclusiva do laboratório responsável.

Os resultados levam, no máximo, 90 dias para serem emitidos.

Quem deve pagar o exame toxicológico do motorista?

Para os motoristas profissionais com carteira registrada (CLT), é de responsabilidade da empresa solicitar e custear toda a realização da análise.

Aqueles que não trabalham profissionalmente com carteira registrada deverão custear o próprio exame toxicológico.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004