Em um dia imersivo nas três revoluções regulatória, tecnológica e comportamental, o ANTT DAY reuniu investidores, setor regulado, parlamentares, órgãos parceiros e usuários para dialogar sobre pautas dos transportes terrestres. O evento aconteceu nesta quarta-feira (6/3), na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Um dos principais pontos de interesse do transporte rodoviário de cargas foi abordado no painel sobre a revolução tecnológica, na qual tratou-se sobre os desenvolvimentos que vêm ocorrendo dentro do Sandbox Regulatório do Sistema de Pesagem Dinâmica de Veículos em Velocidade da Via (HS-WIM) e do sistema Free Flow.
Na oportunidade, a gerente de Regulação do Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas, Claude Soares, líder do projeto, falou sobre o HS-WIM. O primeiro sistema de pesagem automática de veículos de cargas em movimento em rodovias do país substitui quatro postos de pesagem veicular (PPVs) com balanças lentas pelo sistema HS-WIM (High Speed Weigh-In-Motion) para fins de testes do novo sistema e futura decisão quanto à troca definitiva dos PPVs pelo sistema HS-WIM.
Segundo Claude, a primeira fase do projeto já permitiu aperfeiçoar o planejamento geral do projeto e a entrada na segunda etapa, que contará com desenvolvimento de sistemas, integração de informações e calibragem dos equipamentos.
Em teste no trecho da Concessionaria Ecovias do Cerrado, BRs 364 e 365, que ligam Uberlândia (MG) à Jataí (GO), e com quase sois milhões de veículos pesados, o sistema deverá ter sua primeira balança em vias de homologação. A pesagem em movimento traz benefícios como mais segurança, menos danos ao pavimento e mais fluidez.
Foi divulgada ainda a preparação de um workshop que trará em maiores detalhes os resultados e experiências obtidas com o HS-WIM.
Já o sistema Free Flow está sendo testado experimentalmente, pela ANTT em parceria com a CCR Rio-SP, em um trecho da BR-101, entre as cidades de Ubatuba/SP e Rio de Janeiro/RJ.
A inovação possibilita o pagamento automático de pedágios, permitindo a livre passagem dos veículos sem a necessidade de redução de velocidade. Os veículos são identificados por pórticos com equipamentos de última geração que reconhecem TAGs ou placas. A tecnologia avançada determina o valor da tarifa com base em características como altura, largura, comprimento e quantidade de eixos.
O Superintendente de Fiscalização da ANTT, Felipe Freitas, afirmou que a revolução tecnológica traz uma responsabilidade de mudança comportamental e regulatória também.
Para que isso aconteça, a ANTT vai buscar ampliar o diálogo com operadores e sociedade em geral para efetivar a aplicação e adaptação às inovações tecnológicas.
Um dos principais objetivos nesse sentido, dentro do sandbox regulatório do Free Flow, será reduzir o número de autuações e tornar o sistema mais compreensível aos usuários.
O ANTT Day foi transmitido virtualmente pelo canal de Youtube da ANTT. Clique aqui para assistir.
Reunião Participativa nº 1/2024
Para colher subsídios relativos à minuta de norma que tem como escopo regular o Sistema Free Flow, a ANTT estará recebendo até o dia 15 de março contribuições por escrito para a Reunião Participativa nº 1/2024 podem ser feitas pelo Sistema Participantt.
Informações e esclarecimentos adicionais relativos à Reunião Participativa poderão ser obtidos pelo e-mail rp001_2024@antt.gov.br.