Nesta quarta-feira (3/4) será dado início às reuniões de mapeamento dos processos de importação e exportação terrestre na fronteira de Uruguaiana/BR e Paso de los Libres/AR, dentro do projeto Gestão Coordenada de Fronteiras do Mercosul.
Conduzida pelo Instituto Aliança Procomex, a iniciativa busca revisar processos aduaneiros e acordos de cooperação nos principais postos fronteiriços do Mercosul, selecionados pelo Comitê Técnico nº 2 (CT-2), com a missão de simplificar operações e garantir as melhores práticas e padrões internacionais.
A Gestão Coordenada de Fronteiras (GCF) envolve, através de acordos internacionais, a articulação dos Serviços Públicos e do Setor Privado dos países envolvidos com o objetivo de melhorar pontos como o controle fiscal, a segurança fronteiriça, e garantir maior eficiência no uso de recursos, e no trânsito de pessoas e cargas.
O estudo busca a colaboração de todos os intervenientes do comércio internacional e a participação do setor privado é essencial para promover avanços significativos. Por isso, a Associação reforça a importância da cooperação dos transportadores compartilhando conhecimento e contribuindo para o sucesso do estudo.
Os encontros vão iniciar com reuniões virtuais marcadas para os dias 3, 5 e 8 deste mês.
Entre as fronteiras brasileiras, já foi realizado, em fevereiro, os mapeamentos da fronteira entre Brasil e Uruguai (Chuí/Chuy) e em março entre Brasil e Paraguai (Ciudad del Este/Foz do Iguaçu).
Inscreva-se para participar das reuniões:
Dia 3/4 – Paso de los Libres - Uruguaiana:
Mapeamento do processo de importação argentina de produtos brasileiros.
Horário: das 9h às 12h.
Inscreva-se aqui.
Dia 5/4 - Uruguaiana - Paso de los Libres:
Mapeamento do processo de importação brasileira de produtos argentinos.
Horário: das 9h às 12h.
Inscreva-se aqui.
Dia 8/4 - Paso de los Libres – Uruguaiana:
Mapeamento do processo de exportação brasileira com destino à Argentina.
Horário: das 9h às 12h.
Inscreva-se aqui.