Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

A Reunião dos Transportadores, realizada nesta semana, discutiu propostas de alterações para o Manual de Rotinas Aduaneiras no Porto Seco Rodoviário em Uruguaiana (MARA) entre outros temas. O encontro, conduzido pela Gerente Executiva, Gladys Vinci, contou com a presença dos diretores da entidade Luiz Alberto Garcia e Paulo Maia. Os associados tiveram a oportunidade de definir sugestões para melhorias dos processos em fronteira.

A operação padrão dos Auditores Fiscais e as mobilizações dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil foi tema questionado pelos presentes. ABTI, que vem acompanhando os tempos para conferências físicas nos canais vermelhos de parametrização assim como as fiscalizações invasivas por divergência de peso, que aumentaram consideravelmente a permanência destes veículos no recinto alfandegado, vinha solicitando a Delegacia da Receita Federal uma maior agilidade no processo. "Veículos chegaram a esperar 15 dias para realizar a verificação da carga, os prejuízos são imensuráveis", destaca a Gerente Executiva.

A outra pauta da reunião discutiu sobre as metas e propostas levadas pela ABTI nas reuniões para alteração do ATIT. Definição de conceitos como: "transporte internacional"; desvinculação do caminhão trator do semirreboque; obrigatoriedade de contratação de seguros de danos a carga por conta do transportador, e responsabilização do importador nos impostos em suspense, foram alguns dos temas explanados.

Ainda, na quarta e quinta-feira, representantes de todos os envolvidos na operação logística participaram das reuniões de trabalho que foram lideradas pela RFB e Multilog. Algumas mudanças deverão ser implementadas imediatamente, com as que se acredita que deva ser reduzido o maior tempo apontado como ocioso. A melhoria na comunicação foi assinalada como indispensável para o sucesso dos ajustes. A partir de segunda-feira serão divulgadas e implementadas as propostas definidas pelo grupo de trabalho, que continuará dedicando-se na melhoria do processo.

O trabalho realizado pela entidade, bem como informações de interesse do setor continuarão sendo divulgadas com o objetivo de levar conhecimento aos leitores.

Fique atento aos nossos meios de comunicação!

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004