Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

O presidente da ABTI, Francisco Cardoso, participou do XVI Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, no dia 31 de Agosto, realizado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados com o apoio da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (Fenatac) e NTC & Logística.

Por causa do iminente aumento da taxa de migração na Argentina, tema que adensa o rol de assimetrias no setor que são pautas permanentes da entidade e usufruindo de sua estada no Distrito Federal, foram agendadas reuniões com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Ministério das Relações Exteriores (MRE). Durante as reuniões, a entidade foi acompanhada pela Diretoria de Relações Institucionais da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

No MRE, a Associação foi recepcionada pelo Ministro Otávio Brandelli da Subsecretaria da América Latina e Caribe do MRE e pelo Conselheiro Daniel Nogueira Leitão, Chefe da Divisão de Coordenação Econômica e Assuntos Comerciais do Mercosul. Cardoso abordou problemáticas do setor, mas a principal pauta foi a das multas confiscatórias por CITV.

Ana Lúcia Oliveira Gomes, Coordenadora Geral da ALADI e MERCOSUL e Luiz Alfredo Mello Vieira, Analista de Comercio Exterior do Departamento de Negociações Internacionais, surpreenderam-se com as taxas impostas pela República Argentina e pelo Paraguai, que oneram os processos aumentando o custo das exportações brasileiras.

Hoje o Presidente foi recebido por Marcelo Vinaud Prado, Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. Resultados das reuniões, metas, dificuldades entre outros, foram os temas tratados.

Encaminhamentos já foram iniciados. Cardoso acredita que o setor deve ser mais escutado e protegido. Muitas são as necessidades. O seu principal projeto é que o transportador rodoviário de cargas internacionais seja reconhecido como um "Exportador de Serviços".

Comunicação ABTI

Autorizada a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004