Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

O presidente da República Michel Temer anunciou na última quinta-feira (2), a nomeação do líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP) para o comando do Ministério das Relações Exteriores. Ele deverá tomar posse na próxima terça-feira.

No rápido pronunciamento no Palácio do Planalto, foi ressaltada a trajetória política do novo ministro no Legislativo e no Executivo com "engajamento nas causas da diplomacia brasileira e na agenda internacional" do Brasil.

O cargo de ministro das Relações Exteriores estava vago desde 22 de fevereiro, quando o então titular da pasta, José Serra (PSDB-SP), pediu demissão. Em carta entregue pessoalmente a Temer, Serra justificou a saída do governo por "problemas de saúde".

Após o anúncio da sua nomeação para o comando do Itamaraty, Aloysio Nunes usou a sua conta pessoal em uma rede social para dizer que aceitou o convite e que estava "consciente da responsabilidade". Ele afirmou ainda que acredita que a pasta poderá contribuir para que o país saia da crise econômica.

"Eu penso que a política externa, nesse momento em que o Brasil começa a sair de uma crise profunda, pode dar uma grande contribuição, especialmente na área econômica, na área do comércio internacional, na área de investimentos para trazer mais investimentos, prosperidade e mais empregos para o Brasil", disse.

Para ele, um dos desafios será "dar nova vida ao Mercosul e aproximar o Mercosul dos países da Aliança para o Pacífico". Ele defendeu também estreitar laços com a União Europeia. "A União Europeia pode dar uma nova oportunidade com a inserção mais competitiva do Brasil no mundo", declarou.

Ao desejar-lhe êxito em sua missão, o presidente Michel Temer reiterou a confiança que já lhe manifestou pessoalmente em sua ampla capacidade de chefiar o Itamaraty.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004