Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Entidades, órgãos públicos e privados, participaram nesta sexta-feira (17), no Consulado Argentino em Uruguaiana, da reunião da Comissão de Infraestrutura e Facilitação Fronteiriça. O encontro contou com importantes lideranças nacionais e internacionais, Ministro Alejandro José Massucco, Cônsul Adjunto da República Argentina, Sergio Tamm, Cônsul Brasileiro em Paso de los Libres, Deputado Estadual Frederico Antunes entre outros representantes de órgãos anuentes do Brasil e Argentina.

Pela ABTI Gladys Vinci, Gerente Executiva da ABTI, Luciane da Cunha Lopes, Presidente e Jorge Prestes Lopes, Diretor, ambos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana (CDL), pelo Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Rio Grande do Sul, Breno da Luz, Assessor Comercial e Paulo Estivalet, Diretor.

Durante o encontro foram elencados temas relacionados à infraestrutura e logística para maior potencialização dos produtos originalizados nas regiões de fronteira entre Brasil e Argentina para sua comercialização no mercado asiático e europeu. Também foi debatida a situação caótica do sistema de telefonia móvel na região e de que forma dialogar com as empresas de responsáveis para a solução definitiva desse problema.

Outro ponto debatido na reunião, de forma aprofundada, é a internacionalização do Aeroporto Rubem Berta e operacionalização integrada entre os Aeroportos de Uruguaiana e Paso de los Libres. De acordo com os administradores do Aeroporto da cidade vizinha, na Argentina, a estrutura física está pronta, porém existe a necessidade de um reparo específico na pista de pouso e decolagem para estar em perfeitas condições para operar integralizado. Já o Aeroporto Rubem Berta, em Uruguaiana, está faltando pequenas adaptações estruturais, como a criação de uma nova sala de embarque e desembarque e novos espaços para órgãos de fiscalização federal, como a Receita Federal, Anvisa e MAPA. Além disso é necessário o encaminhamento do recredenciamento do Aeroporto para operar com voos internacionais. Segundo a superintendência da Infraero, tanto a adequação física como os encaminhamentos documentais já estão sendo providenciados e enviados à ANAC e Sindacta II (órgãos reguladores), deixando o Rubem Berta pronto fazer parte das rotas internacionais.

Ao término do encontro foi elaborado uma carta de intenção contendo as pautas discutidas na reunião que será encaminhada para os órgãos governamentais responsáveis de ambos os países. As entidades continuarão monitorando em conjunto o andamento dos assuntos tratados durante a reunião.

 

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004