Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

O setor está enfrentando inúmeros problemas com as novas mudanças implantadas pela ANVISA, que de acordo com a Orientação de Serviço nº 341 de 08 de agosto de 2017, determina que os processos sejam distribuídos virtualmente, via sistema.

Dentre os principais problemas enfrentados destacam-se os aumento no tempo de liberação dos processos, que antigamente não superavam os três dias, hoje podem levar até quase duas semanas; Caminhões parados; Motoristas ociosos e impacientes esperando liberação; Dificuldade na emissão da GRU (erro no sistema); Falta de padronização nas exigências da antecipação de pedido de fiscalização (alguns casos são indeferidos, quanto outros são deferidos); Transportador tem que entrar em contato pelo 0800 ou site, para acompanhar o andamento do processo; Cargas que requerem temperatura controlada tem que manter o veículo funcionando; Não existe tratamento diferenciado para carga perecível; entre outros problemas que a transportadora sofre com os embarcadores.

A igualdade de procedimentos nos diferentes modais traz significativo prejuízo para o modal rodoviário. Uma vez que nem o marítimo nem o aéreo aguardam liberação. Já os transportadores de cargas ficam pendentes da finalização do processo da ANVISA. Os prejuízos ocasionados por essa demora superam um milhão e meio de dólares, considerando somente as principais fronteiras, e com as cargas refrigeradas ou congeladas, que não possuem possibilidade de armazenamento por falta de infraestrutura.

Assim sendo, a ABTI entrou em contato com a direção da agência solicitando tratamento diferenciado para cargas perecíveis que necessitem de temperatura controlada e resfriamento da carga. A entidade está trabalhando no processo de agilização dos procedimentos.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004