Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Na noite do dia 06 de julho, ocorreu nas dependências do SDAERGS o encontro com diferentes lideranças da região, o evento contou com a presença da Senadora Ana Amelia Lemos e do Deputado Estadual Frederico Antunes. A Senadora compõe o Grupo Parlamentar Brasil/Argentina e vem desenvolvendo ações em defesa da região.

A ABTI, representada pelo Diretor Administrativo, Luiz Garcia, entregou a Senadora um documento relatando, entre outros inconvenientes, a saturação dos portos secos, veículos carregados aguardam por vários dias a sua permissão de ingresso no recinto aduaneiro, a não limitação de ingresso e priorização das importações provenientes do exterior que retardam as exportações, fonte de arrecadação para uma economia nacional e a falta de servidores nos principais órgãos intervenientes.

Esta situação não é exclusiva da Receita Federal do Brasil, ela se transforma, toma outras conotações em órgãos como MAPA e ANVISA, mas os resultados finais são similares: processos acumulados e veículos paralisados.

Um levantamento feito no porto seco em Uruguaiana, referência para o comércio no Mercosul, constatou que, por mês, esta conjuntura contabiliza em dias parados (média de 6 para importação e 7 na exportação), um pouco mais de US$ 3.000.000,00 (três milhões de dólares) mensais. E a situação repete-se em todas as fronteiras do Brasil. A matemática deste ócio que resulta em menos empregos e maiores custos, é paga pela sociedade, pelo consumidor.

A ABTI como entidade representativa do setor, busca junto aos órgãos intervenientes ações imediatas para solucionar as questões acima citadas, visando facilitar os processos a fim de termos maior agilidade nos procedimentos do setor.

Rua General Bento Martins, 2350
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97501-546
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

face twitter in

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004