Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Na noite do dia 06 de julho, ocorreu nas dependências do SDAERGS o encontro com diferentes lideranças da região, o evento contou com a presença da Senadora Ana Amelia Lemos e do Deputado Estadual Frederico Antunes. A Senadora compõe o Grupo Parlamentar Brasil/Argentina e vem desenvolvendo ações em defesa da região.

A ABTI, representada pelo Diretor Administrativo, Luiz Garcia, entregou a Senadora um documento relatando, entre outros inconvenientes, a saturação dos portos secos, veículos carregados aguardam por vários dias a sua permissão de ingresso no recinto aduaneiro, a não limitação de ingresso e priorização das importações provenientes do exterior que retardam as exportações, fonte de arrecadação para uma economia nacional e a falta de servidores nos principais órgãos intervenientes.

Esta situação não é exclusiva da Receita Federal do Brasil, ela se transforma, toma outras conotações em órgãos como MAPA e ANVISA, mas os resultados finais são similares: processos acumulados e veículos paralisados.

Um levantamento feito no porto seco em Uruguaiana, referência para o comércio no Mercosul, constatou que, por mês, esta conjuntura contabiliza em dias parados (média de 6 para importação e 7 na exportação), um pouco mais de US$ 3.000.000,00 (três milhões de dólares) mensais. E a situação repete-se em todas as fronteiras do Brasil. A matemática deste ócio que resulta em menos empregos e maiores custos, é paga pela sociedade, pelo consumidor.

A ABTI como entidade representativa do setor, busca junto aos órgãos intervenientes ações imediatas para solucionar as questões acima citadas, visando facilitar os processos a fim de termos maior agilidade nos procedimentos do setor.

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004