Na manhã de ontem, 16 de dezembro foi realizada a 71ª Reunião Mensal Operacional pela concessionária Multilog com usuários do porto seco em Uruguaiana. A ABTI esteve presente representada pela sua gerente executiva, Gladys Vinci.
Na oportunidade foram apresentados temas relevantes, tais como: Ingresso de veículos, tempos médios de importação e exportação, conferência física, segurança do trabalho, entre outros assuntos de interesse dos usuários.
Cabe destacar que referente ao mês de novembro o tempo médio, considerando todos os tipos de parametrização, o da importação foi de 56h09min e 05h18min na exportação. Com referência a quantidade de veículos que ingressaram no porto, somando um total de 11.982 veículos, sendo 3.810 na importação e 8.172 na exportação. Conforme os dados apresentados na reunião, destacamos que houve um significativo incremento em relação ao mesmo período no ano de 2015 e 2014, principalmente na exportação.
Para finalizar a apresentação, entre as melhorias realizadas, foi salientado a qualidade do trabalho executado pelo exército brasileiro na fiscalização das cargas químicas e perigosas liberadas pelo porto seco de Uruguaiana.
A Receita Federal do Brasil, está disponibilizando um Formulário de Consulta Pública que oportuniza sugestões de alterações da Instrução Normativa que disciplina o despacho aduaneiro de exportação, processado por meio de Declaração Única de Exportação (DU-E). Após o preenchimento do formulário, as propostas deverão ser enviadas até o dia 16/12 (sexta-feira) para o e-mail dinpa.df.coana@receita.fazenda.gov.br com o assunto: [CP-RFB nº 13/2016 – IN RFB sobre DU-E].
Participe e contribua no processo de decisão junto a RFB no texto final do ato proposto.
Em decorrência dos feriados na Argentina, nos dias 7 e 11 de dezembro (hoje e domingo, respectivamente), haverá restrição para veículos de carga com mais de 3.500 Kg das 20h às 23h59.
A AFIP – DGA de Paso de los Libres informou que durante os dias 08, 09 e 10 a liberação da 3ª via do MIC-DTA ocorrerá das 9h às 13h mediante habilitação.
Fique atento e programe os processos!