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Argentina

Haverá restrição de circulação na Argentina nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, para veículos das categorias N2, N3, O, O3 e O4, devido ao reordenamento do trânsito e segurança viária em virtude de fins de semana prolongados ou com aumento considerável no fluxo de veículos.

Nos dias 27 e 29 será das 18h às 20h59min, e no dia 28 das 7h às 09h59min. Confira mais informações, como rotas e regiões, na página da Agencia Nacional de Seguridad Vial.

Chile

O Governo Regional de Ñuble informou sobre restrições de tráfego de todo o tipo de veículo no município de Quillón, pela rua San Martin, entre as ruas Carrera e El Roble, nos dias 2, 9, 10, 16 e 23 de fevereiro. As restrições acontecerão das 16h até às 22h30 com finalidade de realizar "Actívate Quillón Verano 2023". No entanto, no dia 10 de fevereiro, o horário das restrições será das 8h até às 20h na mesma localidade.

Neste mês estão acontecendo restrições para qualquer veículo automotor na rua O'Higgins, entre as ruas San Martín e Baquedano no município de Portezuelo, desde às 17h30 do dia 16 de janeiro até às 23h59 do dia 24 de fevereiro. Essa restrição de tráfego se dá devido as "Actividades Artísticas y Recreativas de Verano".

 

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Os caminhoneiros que passarem pela rota entre as capitais Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) vão ter direito a um Ponto de Parada e Descanso (PPD). A ANTT participou, nesta quarta-feira (25/1), da cerimônia de lançamento do primeiro PPD do sul do país. A concessionária Arteris Litoral Sul vai começar a construir 39 mil m2 na altura do km 220 da BR-101/SC, em Palhoça. A concessionária irá investir R$ 15 milhões e as obras têm duração prevista de 12 meses.

A edificação fica na margem sul da rodovia e terá dois pavimentos com copa, sala de descanso, sanitários, instalações com chuveiros e vestiários, academia a céu aberto, playgrounds para crianças, entre outros benefícios. Além disso, haverá espaço para instalação de mini-mercados automatizados, lavanderia automatizada, farmácia e comércio de itens essenciais aos caminhoneiros.

No lado norte, haverá também uma edificação com instalações sanitárias, incluindo banheiros femininos e masculinos, equipados conforme as normas de acessibilidade. A edificação norte é integrada ao prédio principal por meio da passarela sobre a rodovia.

O estacionamento do PPD irá oferecer espaço para 59 vagas, sendo 33 para carretas com comprimento de até 30 metros, e outras 26 vagas para caminhões com comprimento de até 12 metros. As vagas estarão alocadas para possibilitar o estacionamento em ambos os sentidos da BR-101/SC.

Tudo foi cuidadosamente planejado para oferecer conforto e bem-estar. No interior do edifício, a acústica e a iluminação também devem reduzir o ruído externo da rodovia, possibilitando também conforto visual – incluindo a proteção das janelas com películas e iluminação com lâmpadas de LED.

Confira como será o PPD.

Contorno de Florianópolis - Outra obra de extrema importância para a região é o Contorno Viário de Florianópolis, que será um corredor expresso de 50 km, com pista dupla, seis acessos por trevos, quatro túneis duplos, sete pontes e mais de 20 passagens em desnível. A ANTT realizou visita técnica na manhã desta quarta-feira, a fim de acompanhar o cumprimento do contrato e do cronograma das obras.

A Arteris Litoral Sul já investiu R$2,1 bilhão na construção do Contorno Viário de Florianópolis, cujo investimento total será de R$ 3,9 bilhões até 2023, prazo final para conclusão da futura rodovia.

Já foram concluídas quatro pontes, sete passagens em desnível, um trevo completo e 18km de pavimentação. Avanços nos dois últimos anos: três dos quatro túneis já foram completamente perfurados e o quarto está em fase final de escavação subterrânea.

Em toda a extensão da obra, estão em andamento serviços drenagem, terraplanagem, construção de obras de arte especiais, como pontes, viadutos e trevos, além dos trabalhos nos quatro túneis duplos que fazem parte do projeto.

Fonte: ANTT
Imagem: Divulgação ANTT

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Na segunda-feira (23), o Ministério da Fazenda anunciou que dedicará estudos para assegurar linhas de crédito para bancos públicos e privados em operações de importações e exportações argentinas de mercadorias brasileiras.

O objetivo é fortalecer e registrar avanços nas relações comerciais entre Brasil e Argentina. Por esse motivo, os governos de ambos os países estão aprofundando estudos para aprimorar o fluxo bilateral de negócios. Segundo medidas anunciadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, essa melhoria se dá devido ao instrumento de financiamento e criação de uma moeda em comum entre os dois países.

Neste quesito, foi aprovado a construção de um grupo de trabalho que dedicará estudos voltados para a criação da moeda comum para negócios entre Brasil e Argentina. A constituição desse grupo faz parte do memorando assinado pelos presidentes Lula e Alberto Fernández sobre o uso do Fundo de Garantia à Exportação (FGE) para garantir linhas de crédito de bancos público e privados nas operações de importação argentina de mercadorias brasileiras.

O ponto central das dificuldades e que as medidas buscam resolver é sobre a aceitação de pesos argentinos no mercado internacional, por razão do processo inflacionário na Argentina. Com a redução momentânea do dólar, pode haver restrições de transações do país vizinho. Outro objetivo favorável é aumentar a competitividade do fluxo de comércio entre os dois países com mecanismos de créditos que possam competir com outros países.

O Clearing (saldo final) proposto pelo governo brasileiro se dá devido a dependência de aceitabilidade do peso e para suprir a carência da Argentina de acesso as divisas, fazendo assim, que os importadores argentinos realizem as operações em reais que por sua vez demandarão bens e serviços do Brasil, com garantias. A moeda comum vai fazer o saldo final desse comércio.

Em relação de aquisição, qualquer instituição financeira poderá se qualificar para ter acesso às garantias do Fundo de Garantia à Exportação. Essa nova moeda não irá substituir as moedas nacionais (peso e real), além disso, o FGE tem vínculo com o Ministério da Fazenda e tem como finalidade dar cobertura às garantias prestadas pela União nas operações de Seguro de Crédito à Exportação (SCE).

Fonte: Ministério da Fazenda

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