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A ABTI, mais uma vez pensando em reunir, conciliar e coordenar opiniões para agir em defesa dos interesses de seus associados, a fim de fortalecer o setor de transporte rodoviário de cargas, disponibiliza novamente aos seus associados um formulário de pesquisa sobre a qualidade das rodovias e sua relação com os acidentes.

O objetivo desta pesquisa é reunir dados para formular futuras propostas para o novo governo, a fim de melhorar as condições das rodovias federais e, assim, minimizar os acidentes que acabam afetando a operação de transporte.

A partir de dados do Painel Acidente, da CNT, a ABTI apresenta alguns dados estatísticos sobre acidentes em rodovias federais brasileiras:

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Nos últimos anos, o número de acidentes em rodovias federais vem sofrendo oscilação. A partir da compilação de dados da CNT, podemos observar um número maior de acidentes em 2017. Contudo, o número de feridos, a partir de 2018, supera os casos de acidentes registrados, o que nos leva a pensar que em todo acidente há feridos.

Embora trafegue conjuntamente com outros tipos de veículos nas rodovias, os veículos pesados estão expostos a riscos relacionados a longa distância percorrida; cumprimento de prazos; excesso de confiança; tempos ociosos em barreiras e/ou fiscalizações; manutenção do veículo, dentre outros.

A Associação comprometida com a evolução do setor, atenta-se na busca de conhecimento através da opinião e participação de seus associados. Se tornarão relevantes os dados coletados no formulário de pesquisa para que consigamos compreender a realidade e buscar soluções.

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A AFIP - Administración Federal de Ingresos Públicos da Argentina, publicou a Resolução 26/2022 comunicando que o Diretor-Geral das Alfândegas suspenderá do Registro de Importadores e Exportadores os indivíduos processados por qualquer infração aduaneira, fiscal ou previdenciária, até que aconteça a extinção ou absolvição por sentença ou deliberação final.

No art. 97 inc. f) consta que, serão suspensas as pessoas jurídicas apenas quando algum de seus diretores, administradores ou sócios, for processado ou condenado por qualquer infração aduaneira, tributária ou previdenciária. Essa suspensão será aplicada apenas se a pessoa física envolvida continuar a exercer suas funções em um prazo de 40 dias contando a partir da intimação da alfândega.

Estão dispensados da citada suspensão os importadores/exportadores que prestem uma garantia satisfatória ao serviço aduaneiro, para fins de salvar e guardar os interesses fiscais.

A exceção da suspensão prevista em lei resulta em interesses seguros, e segundo os termos do art. 60 da Lei n° 17.418, é dever do órgão garantir os interesses econômicos jurídicos que são representados pela arrecadação de tributos que correspondam a esfera de operações do comércio internacional.

É preciso também definir as orientações processuais que devem ser observadas a partir da manifestação da vontade do operador em adotar o regime especial, em analisar a correspondente garantia até que a resolução seja eventualmente aprovada ou reprovada pela Subdirección General de Técnico Legal Aduanera.

As exceções determinadas no art. 97, n° 1, alíneas b) e f) do Código Aduaneiro, devem ser interpretadas de maneira restrita, visto que a determinação de garantia é de responsabilidade da Administração, já o poder de aprovar, reprovar ou alterar o valor das garantias propostas fica a cargo da Subdirección General.

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A ABTI informa que está liberado o trânsito na Ponte Internacional Getúlio Vargas - Agustín Pedro Justo, localizada no km 725 da BR-290/RS, em Uruguaiana. O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, continua com os reparos na estrutura da cabeceira, portanto, solicita-se que mantenham cuidado durante o trajeto de acesso à Ponte.

Diante desta situação, a Associação espera que os órgãos competentes tomem providencias para evitar que se formem filas desnecessárias em cima da ponte, pois a mesma é local de trânsito e não estacionamento. Possivelmente o problema enfrentado pela degradação da estrutura tenha origem nas longas filas de veículos pesados que acabam permanecendo por mais tempo sobre a Ponte, prejudicando a sustentação da mesma.

Sobre a situação do pavimento da Ponte Internacional, informa-se que foi realizada uma conferência hoje pela manhã e constatado que a parte brasileira está em boas condições, com a manutenção em dia. Os problemas por conta dos buracos ocorrem na parte argentina. Recentemente, os encarregados pela concessão da via argentina fizeram uma visita, contudo, entendemos que somente visitas, sem qualquer ação, não contribuem para a melhoria das condições da via.

Ainda, a Associação solicita aos motoristas que redobrem os cuidados durante o tráfego pela Ponte, isso inclui veículos do transporte internacional e de passeio, respeitando sempre as leis de trânsito, estas ações previnem o acontecimento de acidentes e auxiliam na manutenção da rodovia.

Qualquer atualização a respeito do tema será divulgada imediatamente.

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R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
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