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A ABTI realizou de 07 a 09 de junho o "Treinamento LGPD: O que muda para o transporte?", o curso foi ministrado pela assessoria jurídica Zanella Advogados Associados, com a Dra. Andressa Corrêa da Silva e o Dr. Cláudio Kaminski Tavares. O evento foi divido em três etapas: conceito, adequação e prática da Lei Geral de Proteção de Dados.

No primeiro dia foram apresentados os conceitos, fundamentos, princípios e os impactos da LGPD nas rotinas das empresas. Todos os dados pessoais e sensíveis, inclusive de crianças e adolescentes são protegidos por esta Lei. A proteção de dados pessoais deriva do direito à privacidade, no entanto, diferente da privacidade, a proteção de dados tem como objetivo criar condições seguras para que as informações existam e circulem em diversos ambientes.

A Lei possui 11 princípios que devem ser seguidos para o correto tratamento de dados, são eles: a boa-fé; finalidade, adequação, necessidade, livre acesso, qualidade dos dados, transparência, segurança, prevenção, não discriminação, responsabilização e prestação de contas. Além disso, também existem as hipóteses de tratamento de dados, que nada mais é do que a base legal que justifica o tratamento dos dados, podendo ser consentimento, obrigação legal, legítimo interesse, contratos, proteção ao crédito, proteção à vida e exercícios regulares de direitos.

Para finalizar o primeiro encontro foi explicada a função do encarregado, controlador ou operador de dados, e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) que é o órgão governamental encarregado de regulamentar, fiscalizar o cumprimento da LGPD e aplicar sanções em caso de violação. As sanções administrativas iniciarão em 1º de agosto de 2021, podendo ser aplicada penalidade de até R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais) por infração.

No segundo dia, foram apresentadas as fases dos processos de adequação das empresas que será feito a partir de uma metodologia de trabalho que irá diagnosticar e mapear os dados, realizar a análise de riscos e o plano de ação, implementar o plano de ação e monitorar os processos de tratamento. Será necessário adotar algumas políticas dentro das empresas, como termos e condições de uso, política de privacidade de dados, políticas de segurança da informação e códigos de conduta.

Para se adequar à LGPD, as empresas deverão criar e treinar uma equipe multidisciplinar para realizar o processo de adequação e mapear todos os dados pessoais tratados pela empresa, e a partir desta documentação, estabelecer protocolos e implementar medidas apropriadas de segurança.

Por fim, no último dia, os participantes foram separados em grupos para solucionar questões relacionadas à implementação da LGPD (casos simulados), considerando atividades do ramo do transporte. Os grupos realizaram um mapeamento referente ao tratamento de dados pessoais executados por uma e empresa de transporte a partir de um contrato com uma empresa de tecnologia para aquisição de um software. Diante do caso, foram identificados e evidenciados os fluxos e as metodologias aplicáveis no caso exposto.

A Lei Geral de Proteção de Dados cria um cenário de segurança jurídica, com a padronização de normas e práticas, para promover a proteção dos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil. Todas as empresas e organizações devem estar adaptadas à esta realidade até o dia 1º de agosto de 2021, ou estarão passíveis de sanções administrativas.

A ABTI agradece mais uma vez o apoio e a parceria do estúdio Zanella Advogados, dos Drs. Andressa e Cláudio que ministraram um excelente e esclarecedor curso sobre esse tema delicado que é a LGPD.

E aí, a sua empresa já está adequada à LGPD? O estúdio Zanella está à disposição para auxiliar a sua empresa nessa trajetória, entrem em contato com eles através dos telefones (51) 3226-7581 ou (51) 3228-6935.

Fique atento, em breve divulgaremos novos treinamentos.

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Iniciou hoje às 9h, a LIX Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho nº 5 "Transporte" do Mercosul. O encontro que está sendo realizado de forma virtual vai até as 17h, hoje e também amanhã, 11 e junho, nos mesmos horários, sob a presidência pro-tempore da Argentina. Participam do encontro as delegações da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, do setor público e privado.

Entre as pautas previstas para discussão no encontro estão:
• Harmonização dos procedimentos de fiscalização: ajustes da Resolução GMC nº 34/19;
• Transporte de Mercadorias Perigosas: definição dos procedimentos de controle deste tipo de transporte, bem como tratativas sobre os requisitos para a elaboração das fichas de emergência;
• Pesos e dimensões: estabelecimento de tolerâncias nas medições de peso por eixo e peso bruto total, e CITV para veículos especiais;
• Regulamentos técnicos (SGT-3): limitadores de velocidade;
• Temas diversos: Operador Econômico Autorizado, sistema para carregamento de veículos elétricos, licenças de conduzir, Comissão de Segurança no Transporte, entre outros.

Também será discutida a proposta da delegação brasileira de não obrigatoriedade de CITV para veículos com até um ano de fabricação, bem como a situação atual do setor de transporte internacional diante da pandemia do coronavírus.

Tendo em vista a participação da diretora executiva da ABTI, Gladys Vinci, nos dois dias do evento (10 e 11/06), a Associação solicita compreensão pela demora no retorno de algumas informações que necessitam ser verificadas com ela, assim que possível serão respondidos todos os questionamentos.

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A unidade do Sest Senat em Uruguaiana criou um programa de qualificação para reduzir as possibilidades de acidentes de trabalho dentro das empresas, a Trilha da Segurança no TRIC – Transporte Rodoviário Internacional de Cargas. Durante o programa, os colaboradores das empresas realizarão uma série de treinamentos para exercer as suas respectivas atividades laborais com segurança.

 

A Trilha da Segurança é composta dos seguintes cursos:

• NR 11 – Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais
• Noções de Ergonomia no Transporte
• Noções de Primeiros Socorros
• Noções de Prevenção e Combate a Incêndios

Através desse Programa, fica evidente o interesse legítimo e engajado da empresa no treinamento de seus trabalhadores, via qualificação e certificação, para a redução de riscos na operação e de acidentes de trabalho.
O melhor de tudo é que a Trilha da Segurança no TRIC pode ser realizada totalmente online na modalidade de web aulas, assim, não se restringe somente às empresas localizadas em Uruguaiana.

Caso a sua empresa tenha interesse em participar desse movimento coordenado de qualificação, entre em contato com a unidade de Uruguaiana através do telefone (55) 3413-4930 ou pelo e-mail paulolobo@sestsenat.org.br.

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R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

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