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Neste domingo, 25 de abril de 2021, a ABTI participou junto com associados de várias reuniões com representantes do setor público municipal e de entidades de classe, como Sindicam e Feaduaneiros, para tratar sobre os protestos ocorridos no acesso à Ponte Internacional de Uruguaiana – Paso de los Libres. Conforme é de conhecimento, desde a última terça-feira, 20 de abril, no entorno da Ponte Internacional, transportadores autônomos estavam reclamando da obrigatoriedade da apresentação de resultado negativo do teste RT-PCR, com no máximo 72h antes do ingresso na Argentina, para tripulantes estrangeiros, e desde o início da sua vigência, exigindo tratamento igualitário para com os motoristas argentinos.

O presidente do Sindicam, Paulo Dutra, que estava à frente da mobilização, relatou que o movimento se tratava de uma questão de saúde pública, visto que há possibilidade de motoristas estrangeiros infectados ingressarem no Brasil através desta fronteira e contribuírem para o aumento de casos na cidade. Diante disso, a ABTI propôs a instalação de uma barreira sanitária junto ao Terminal Aduaneiro, semelhante à campanha realizada pelo Sistema S, em junho de 2020, com a realização de testes "rápidos", pelo menos até que a Argentina adote novas medidas de controle sanitário. A proposta foi levada a uma reunião no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.

A Secretaria Municipal de Saúde destacou a atual situação do município no enfrentamento da pandemia e as dificuldades encontradas pela baixa quantidade de profissionais disponíveis no sistema de saúde, por isso, caso fosse instalada a barreira sanitária no acesso à Ponte Internacional, as autoridades locais necessitariam auxiliar para o cumprimento do objetivo.

Francisco Cardoso, presidente da ABTI, entendendo a importância da reativação das atividades, assumiu o custo dos insumos para a realização dos testes para os motoristas argentinos que ingressarem no território brasileiro através da fronteira de Uruguaiana. Os testes realizados pela SMS de Uruguaiana, com o apoio do setor privado, acontecerão de 26 a 30 de abril, das 8h às 20h30min, no Terminal Aduaneiro da BR 290. Isso porque a alteração das exigências argentinas para ingresso no país iniciará em 1º de maio, com a testagem de todos os motoristas antes do ingresso, independentemente de sua nacionalidade.

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana publicou o Decreto nº 528/2021 que dispõe sobre a instituição da barreira sanitária na área da Aduana Internacional, para procedimentos sanitários de ingresso ao Município de Uruguaiana. No documento está exposto que farão parte da ação profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, fiscais municipais e guarda municipal.

Diante do posicionamento da entidade e do apoio das autoridades locais, ficou acordado que seria imediatamente encerrado o bloqueio ao acesso do Terminal Aduaneiro da BR 290. A ABTI agradece o apoio incansável do setor privado e das autoridades locais na busca pela harmonização e resolução dos problemas causados pelas medidas impostas pela Argentina.

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O governo argentino, através da Secretaría de Calidad em Salud, publicou algumas recomendações sobre a aplicação da Decision Administrativa 342/2021, e o Ministério de Transporte da Argentina emitiu um comunicado aos países signatários do ATIT a respeito da exigência de testes aos tripulantes que ingressarem no país.

Desde a última terça-feira, 20 de abril, estão acontecendo bloqueios na fronteira de Paso de los Libres e Uruguaiana, onde transportadores estão reclamando da obrigatoriedade da apresentação de resultado negativo do teste RT-PCR, no máximo 72h antes do ingresso na Argentina, para tripulantes estrangeiros, e exigindo tratamento igualitário para os motoristas argentinos.

Diante da atual situação, o governo argentino decidiu que após o dia 30 de abril de 2021, prazo estabelecido para aplicação da Decisão Administrativa nº 342/2021, a autoridade fiscalizadora competente reconhecerá os testes PCR em tempo real ou LAMP para SARS - CoV-2, com um prazo de até sete (7) dias a partir da coleta. A decisão trata-se de um tratamento isonômico, os testes deverão ser realizados por qualquer tripulante que ingressar no território argentino, independentemente da nacionalidade ou do ponto de fronteira.

A respeito dos motoristas que estavam com as cargas paradas na fronteira e que já realizaram os testes, mesmo que estejam vencidos, estes estão autorizados a cruzar, para amenizar o impacto das mobilizações.

A decisão parte de uma reunião ocorrida ontem no final do dia, com os organismos de aplicação do ATIT – Acordo de Transporte Internacional Terrestre, em que solicitavam a flexibilização das medidas adotadas pelo governo argentino. Apesar de não terem sido atendidas todas as demandas, entende-se que o governo está buscando alternativas para que o transporte internacional consiga continuar em atividade sem sofrer ainda mais prejuízos.

A ABTI agradece o apoio da Agência Nacional de Transporte Terrestre, da Casa Civil, do Itamaraty e das entidades coirmãs, ATACI, CATAMP, FADEEAC, FETRA, NTC&LOGÍSTICA, AGETICH, CHILETRANSPORTE AG, AGETRAPAR, CAPATIT e CATIDU, que não mediram esforços em prol da agilidade e desburocratização do transporte rodoviário internacional de cargas.

Confira os documentos emitidos:
• Ministerio de Salud
Ministerio de Transporte

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A Confederação Nacional de Transporte – CNT, está realizando uma pesquisa sobre a comercialização do Biodiesel no Brasil para avaliar a percepção dos empresários em relação aos impactos do uso do biodiesel no transporte.

A pesquisa está sendo realizado com os representantes do transporte rodoviário de cargas e passageiros, buscando analisar eventuais problemas mecânicos e econômicos relacionados à composição do diesel comercial, a partir da elevação dos teores de biodiesel aplicados nos últimos anos.

Atualmente o Brasil utiliza 13% de biodiesel no óleo diesel mineral, muito superior ao praticado em países desenvolvidos, como Europa (7%), Japão (5%), Estados Unidos (5%) e Canadá (4%). E, apesar da importância para a redução de emissões de gases, estudos apontam que teores elevados de biocombustível geram, além de problemas mecânicos nos veículos, elevação no valor do combustível.

Participe da pesquisa, sua opinião é fundamental!
Acesse: https://www.cnt.org.br/CNT_Biodiesel

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Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
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