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Como a quantidade de pedidos de retransmissão aumentou consideravelmente e o retorno das complementações de novas licenças e/ou renovações estão demorando em retornar para o registro junto à ANTT, não somente com a Argentina, mas também com outros países, para que a ABTI faça uma análise correta da situação e busque soluções imediatas e uma maior agilização dos processos, é preciso saber quantas empresas estão com problemas por conta destes atrasos, e qual é tempo médio para este retorno.

Pelo exposto, a ABTI questiona:
• Sua empresa está tendo problemas com as complementações? Com quais países?
• Qual o tempo médio que leva para retornar?
• Quais os maiores impasses no processo de complementação?

A sua participação é extremamente importante nesta pesquisa, visto que a mesma servirá de base para as tratativas.
Envie sua resposta para comunicacao@abti.org.br.

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O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul - SETCERGS, está sendo presidido por Sérgio Mário Gabardo, diretor da associada Transgabardo, e tem como vice-presidente de Transporte Internacional, Lucas Scapini, diretor comercial do grupo Scapini, também associados à ABTI. A Atual gestão tem como objetivo estreitar ainda mais a relação com seus associados, escutar, debater e promover avanços para o setor.

Diante disso, Lucas reforçou que durante este biênio pretende desenvolver grandes trabalhos dentro do SETCERGS, e entre as ações propostas está o encontro com as transportadoras que operam no Mercosul, afim de esclarecer as demandas e auxiliar na busca por soluções.

O 1º Encontro da Comissão Mercosul SETCERGS acontecerá na próxima terça-feira, 04 de maio, a partir das 14h, de forma virtual, através da plataforma Zoom. O evento será gratuito para associados.

A ABTI, como entidade representativa do transporte rodoviário internacional de cargas, foi convidada a fazer parte do evento, estarão presentes o Presidente da Associação, Francisco Cardoso, e a Diretora Executiva, Gladys Vinci. A mediação ficará por conta do Presidente do SETCERGS, Sérgio Gabardo, e do Vice-Presidente de Transporte Internacional, Lucas Scapini.

Não perca essa oportunidade. Participe! Clique aqui e faça a sua inscrição!

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Diante de inúmeros questionamentos sobre a atual situação do transporte rodoviário internacional de cargas e seu trânsito principalmente com a Argentina, a ABTI esclarece alguns pontos importantes:

Foram muitas mensagens recebidas na terça-feira sobre as filas no entorno do Porto Seco Rodoviário de Uruguaiana. Após 5 dias de manifestações, que automaticamente, geraram atrasos nos processos, parece impossível conter a formação de filas. Terça, foram contabilizados 945 veículos que cruzaram a fronteira, 493 referentes a exportação e 452 de importação (considerando também em lastre e porta-a-porta). Todos os setores estão engajados para que, em breve, o funcionamento consiga voltar a sua normalidade.

Já está repetitivo, mas ainda é necessário relembrar: é obrigatório cruzar com a Declaração de Migração Eletrônica (DDJJ) finalizada corretamente. Passado mais de um ano da pandemia e da exigência do documento, ainda existem empresas e cooperativas que insistem em liberar o tripulante sem a documentação, prejudicando quem está aguardando para fazer o cruze.

Documentos obrigatórios para ingresso na Argentina:
• Declaração de Migração Eletrônica (DDJJ);
• Resultado negativo para Covid-19 (impresso e anexo à DDJJ);
• Autorização para conduzir o veículo;
• Justificativa para 2º motorista (quando for o caso);

Conforme já divulgado, a Argentina publicou um documento informando que haverá alteração no procedimento de ingresso após o vencimento da Decisión Administrativa 342/2021, sendo assim, até o dia 30 de abril de 2021, permanecem as mesmas exigências: apresentação de resultado negativo do teste RT-PCR para ingresso no país. O que vai acontecer a partir de sábado, 1º de maio, ainda está incerto, mas a Associação espera que o acordo realizado seja cumprido.

A fronteira de Uruguaiana – Paso de los Libres é um caso à parte, devido aos bloqueios ocorridos, houve represamento de cargas e, diante disso, o Ministerio de Salud da Argentina, recomendou uma flexibilização das medidas nesta fronteira, para amenizar o impacto das mobilizações. Por isso que estão aceitando os testes com até 7 dias, em uma forma de não prejudicar ainda mais os tripulantes e empresas.

Referente ao bloqueio das mensagens nos grupos de Whatsapp, foi uma medida necessária em prol do andamento do trabalho da entidade. O propósito dos grupos sempre foi priorizar as informações enviadas pela ABTI, que só são encaminhadas após verificação de veracidade, no entanto, os grupos já estavam sendo utilizados para disseminação de informações falsas.

Conforme dito no grupo, se a decisão não fosse tomada, a entidade teria que parar de buscar soluções para conseguir responder as mensagens enviadas. Esta gestão preza pela democracia e desde o início sempre esteve disposta a ouvir e entender o posicionamento de seus associados, entanto isso não inviabilize o desenvolvimento de suas atividades.

A ABTI pede desculpas por qualquer inconveniente ou mal entendido que possa ter ocorrido. Na medida do possível será dado retorno às solicitações, mas até que a situação se resolva por completo, os grupos da ABTI estarão bloqueados para envio de mensagens, será um canal exclusivo para divulgação de informações oficiais e atualizações cabíveis.

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R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

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