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A concessionária Multilog divulgou os dados operacionais do Porto Seco Rodoviário (PSR) de Foz do Iguaçu relativos a 2023. Foi registrado, ao longo do ano, fluxo total de 176.090 veículos na tríplice fronteira. O tempo médio de permanência (saída - entrada) no PSR em operações de importação ficou em 36h07; e exportações tiveram tempo médio de 16h55.

O fluxo de 2023 apresentou queda de -12,51% em comparação com o fluxo de 2022, que registrou 201.262 veículos cruzando o PSR. Com relação ao tempo médio de permanência, as importações em 2023 tiveram leve aumento comparado a 2022 (4,8%). As exportações, porém, foram mais ágeis e o tempo de permanência nestas operações foi -34,9% menor que em 2022.

No acumulado do ano, as importações da Argentina registradas na tríplice fronteira somaram fluxo de 29.906 veículos e exportações 11.605 veículos. O Paraguai registrou 26.491 importações normais e 32.970 operações noturnas no Porto Seco. Já o fluxo de exportações do Paraguai somou 75.118 veículos.

A divulgação desses dados busca fornecer recursos necessários que podem auxiliar os operadores do transporte nas tomadas de decisões, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados assim como para o fluxo do comércio exterior.

Para conferir as informações na íntegra, clique aqui.

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O presidente da República Argentina, Javier Milei, enviou ao Congresso na última semana um projeto de Lei intitulado "Lei de Bases e pontos de partida para a liberdade dos argentinos", popularmente chamado de Lei ônibus, que tem como objetivo promover a iniciativa privada, assim como o desenvolvimento de indústria e comércio, através de um regime jurídico que garanta os benefícios da liberdade para todos habitantes da Nação e limitar toda intervenção estatal que não seja necessária para garantir os direitos constitucionais.

Segundo o documento do presidente Milei, a Argentina está imersa em uma séria e profunda crise econômica, financeira, fiscal, social, previdenciária, de segurança e defesa, tarifária, energética, sanitária e social sem precedentes, que afeta todos os níveis da sociedade e o funcionamento do país.

E neste sentido, para oferecer uma solução eficaz para a crise atual, o Congresso Nacional Argentino deverá adotar um conjunto de medidas de emergência para restaurar a democracia liberal e a economia de mercado e fazer avançar a reforma do Estado, a fim de consolidar a estabilidade económica, garantir o direito à vida e a liberdade a todos os habitantes do solo argentino.

O projeto, propõe grandes reformas no Estado, na legislação, eliminação das eleições primárias, mudanças no âmbito penal e desregulamentação da economia, entre outros pontos. O texto tem 351 páginas e 664 artigos, e foi enviado na última quarta-feira ao Congresso.
Confira os principais pontos do Projeto de Lei, em caso de aprovação:

Amplo poder
Com a declaração de emergência referente aos temas citados anteriormente, até o fim de 2025, que poderá ser prorrogado até 2027, ou seja, durante os quatro anos de mandato de Milei, a medida daria poderes excepcionais ao presidente para intervir nesses campos, sem passar pelo Congresso.

Privatizações
O texto afirma que a venda de empresas em poder do Estado vai gerar maior concorrência e eficiência económica, reduzir a carga fiscal, melhorar a qualidade dos serviços, promover o investimento privado e profissionalizar a gestão das empresas. A lista menciona empresas como a Aerolíneas Argentinas, YPF, Correio Argentino e Banco de la Nación Argentina.

Legítima defesa
O texto estabelece que serão endurecidas as condenações para delitos de atentado e resistência à autoridade, e regulamentada o direito à legítima defensa, dando maior certeza jurídica aos cidadãos e às forças de segurança. No caso das forças de segurança, o projeto de Milei deixa claro que não serão punidos "os que atuarem no cumprimento de um dever ou no legítimo exercício de seu direito, autoridade ou cargo". Também fica livre de punições quem "atuar em virtude de sua obediência devida".

Fim de cotas para compras no exterior
A proposta que o Congresso analisará propõe eliminar o atual sistema que taxa com 50% do valor da compra despesas feitas no exterior acima de US$ 500. Milei quer liberar a entrada produtos importados, permitindo aos argentinos que possam trazer o que quiserem, sem limites de valor.

Eleições
O texto elaborado pelo governo de Milei elimina as Primárias Abertas Simultâneas e Obrigatórias (Paso), eleição na qual os argentinos escolhem os candidatos que disputarão pleitos pela Presidência, vagas no Congresso, governos estaduais e municipais. Sem as Paso, as eleições argentinas terão apenas dois turnos, já que as primárias, na prática, acabam se transformando no primeiro turno.

Confira o Projeto de Lei na integra, clicando aqui.
Com informações da Exame.

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A partir de 1º de janeiro de 2024, Glademir Zanette assume a presidência da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), após ser eleito na última assembleia geral em outubro de 2023. Com uma trajetória impressionante no setor de transportes, Glademir iniciou sua carreira aos 16 anos em uma concessionária Scania em Caxias do Sul, evidenciando desde cedo uma notável capacidade criativa e paixão pelo setor. Aos 29 anos, ele fundou a Letsara, uma empresa de transporte de cargas que atua em todo o Mercosul, onde se destacou pelo seu empreendedorismo, visão estratégica e habilidades de gestão.

Sua liderança, marcada por uma comunicação eficaz e habilidade em unir equipes, também se estende ao Sindicato das Empresas de Transportes do Noroeste do RS (SETNOROESTE) e à presidência da Associação Comercial Industrial de Ijuí/RS. Essas experiências reforçam seu perfil como um líder organizado e visionário, qualidades que ele traz para a ABTI.

Ao assumir este novo desafio, Glademir expressa sua determinação em dar continuidade ao excelente trabalho realizado por Francisco, nosso anterior presidente, que continua integrando a Diretoria Executiva como 2º Vice-presidente institucional. Junto com o 1º Vice-presidente Paulo Ossani, Glademir está comprometido em levar a ABTI a novos patamares de sucesso. Ele vê na sólida estrutura da ABTI e na união da Diretoria e equipe a base perfeita para expandir e fortalecer ainda mais nossa associação.

Nas palavras de Glademir: "Recebo a ABTI com a casa pronta para crescer. Meu objetivo é construir sobre os alicerces já estabelecidos, trabalhando lado a lado com nossa Diretoria e equipe dedicada. Agradeço a confiança depositada em mim para liderar a ABTI neste novo capítulo. Juntos, vamos continuar a inovar e a desenvolver estratégias que impulsionem ainda mais nosso setor."

Desejamos a Glademir todo o sucesso em sua gestão. Estamos confiantes de que, sob sua liderança criativa e visionária, a ABTI alcançará novos horizontes e continuará sendo um pilar fundamental para o setor de transporte internacional.

Conheça quem faz parte da Diretoria e Conselhos, biênio 2024-2025:

20230111

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