Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que estão programados serviços de manutenção nas rodovias BR-116/RS, BR-285/RS, BR-290/RS, BR-470/RS e na BR-471/RS desta segunda-feira (4), até o próximo sábado (9), de acordo com o trecho. Os locais contam com sinalização ostensiva, como placas indicativas e cones, visando à segurança e orientação aos usuários. Em caso de chuva, os serviços serão adiados.

Confira a programação de cada trecho:

BR-116/RS (Trecho Metropolitano)
(De segunda-feira a sábado – 4 a 9/9 – das 8h30 às 17h)
- km 183,8 ao km 209 (Nova Petrópolis a Morro Reuter) – Serviços de roçada, caiação, limpeza de canaletas e meio-fio, em ambos os sentidos;
- km 199,9 ao km 216,4 (Picada Café a Morro Reuter) – Serviços de limpeza e valas, em ambos os sentidos;
- km 200 ao km 254 (Picada Café a Sapucaia do Sul) – Serviços de recomposição de defensa metálica, em ambos os sentidos;
- km 234 ao km 242 (Ivoti a São Leopoldo) - Serviços de roçada, caiação, pintura, limpeza de canaletas e meio-fio, em ambos os sentidos.

BR-116/RS (Sul)
(De segunda-feira a sábado – 4 a 9/9 – das 8 às 18 horas)
- km 290 ao km 400,5 (Eldorado do Sul a Camaquã) - Serviços de conservação, em ambos os sentidos;
- km 312 ao km 314 (Guaíba a Barra do Ribeiro) - Poda de árvores. A atividade será realizada somente no sábado, das 9h às 16h30, com operação de PARE e SIGA.

BR-116/RS (Serra)
(De segunda-feira a sexta-feira – 4 a 8/9 – das 8 às 18 horas)
- km 0 ao km 74,9 (Vacaria) - Obras de reparos profundos e drenos na pista de rolamento. Em função dos serviços, terá redução de velocidade na pista, com operação de PARE e SIGA de 5 minutos, das 8 às 18 horas, do km 37 ao km 57;
- km 74,9 ao km 183,8 (Vacaria a Nova Petrópolis) - Serviços de manutenção e conservação da faixa de domínio. Haverá trânsito de máquinas e obstrução dos acostamentos. A pista será interrompida no km 180,8 (Caxias do Sul à Nova Petrópolis) – Liberação via sistema semafórico 24h.

BR-285/RS
(De segunda-feira a sexta-feira – 4 a 8/9 – das 8 às 18 horas)
- km 0 ao km 119,1 (São José dos Ausentes/Vacaria) - Serviços de manutenção e conservação da faixa de domínio. Haverá trânsito de máquinas e obstrução dos acostamentos;
- km 119,1 ao km 182,8 (Vacaria a Lagoa Vermelha) - km 120,3 ao 124, no município de Vacaria (Perímetro Urbano) estão sendo executadas obras de recuperação do pavimento na pista de rolamento. Redução de velocidade na pista em função de obras, com operação de PARE e SIGA de 5 minutos, das 8 às 18 horas.

BR-290/RS (Trecho Metropolitano)
(De segunda-feira a sábado – 4 a 9/9 – das 8 às 18 horas)
- km 98 ao km 112 (Porto Alegre a Eldorado do Sul) – Serviços de conservação, em ambos os sentidos;
- km 105 ao km 108 (Eldorado do Sul) – Serviços de recomposição do revestimento asfáltico. Trecho com pista duplicada, bloqueio somente de uma faixa de rolamento em um sentido. Operação de PARE e SIGA somente quando necessário.

BR-290/RS
(De segunda-feira a sábado – 4 a 9/9 – das 8h30 às 17h)
- km 144 ao km 149 (Eldorado do Sul) – Reparos mecanizados com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) sentido interior-capital;
- km 220 ao km 260 (Pântano Grande a Cachoeira do Sul) – Roçada da faixa de domínio em ambos os sentidos;
- km 267 ao km 275 (Cachoeira do Sul) – Poda de árvores da faixa de domínio em ambos os sentidos.

BR-470/RS
(De segunda-feira a sexta-feira – 4 a 8/9 – das 8 às 18 horas)
- km 0 ao km 75,5 (Lagoa Vermelha/ Barracão) - Serviços de manutenção e conservação da faixa de domínio. Haverá trânsito de máquinas e obstrução dos acostamentos.

BR-471/RS
(De segunda-feira a sábado – 4 a 9/9 – das 8h30 às 17h)
- km 142,8 ao km 156 (Santa Cruz do Sul a Rio Pardo) – Fresagem descontínua, recomposição de asfalto e microrrevestimento;
- km 142,8 ao km 192,7 (Santa Cruz do Sul a Pântano Grande) – Serviços de conservação rotineira;
- km 142,8 ao km 192,7 (Santa Cruz do Sul a Pântano Grande) – Operação tapa-buraco (conforme necessidade).

Fonte: DNIT

Leia Mais

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai realizar amanhã, dia 5, o workshop "Agosto Lilás no Transporte Rodoviário de Cargas: Quebrando as barreiras para a entrada das mulheres", com diversos painéis com temas relevantes para as mulheres profissionais do setor de Transporte de Cargas ou motoristas profissionais de pesados.

O evento faz parte da Campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo enfrentar a violência doméstica e familiar contra a mulher, através da intensificação da divulgação da Lei Maria da Penha em todo o Brasil, abordando as barreiras ainda existentes para a entrada das mulheres no Transporte Rodoviário de Cargas e apresentando as parcerias estratégicas firmadas pela ANTT no intuito de promover a equidade de gênero no setor.

O workshop terá formato híbrido e começa às 9h. Presencialmente, o evento ocorre na sede da ANTT, em Brasília, já a live vai acontecer no Youtube e é possível participar das conversas e debates sobre o tema através dos comentários clicando aqui.

Confira abaixo a programação do evento:

  • Credenciamento 09h00 às 09h30
  • Abertura - Os desafios para o fim da violência contra as mulheres no TRC 9h30 às 10h10
  • José Aires Amaral Filho – Superintendente SUROC/ANTT;
  • Rafael Vitale - Diretor Geral da ANTT;
  • Felipe Queiroz - Diretor da ANTT;
  • Guilherme Sampaio - Diretor da ANTT;
  • Representante do Ministério das Mulheres;
  • Kassio Alves – Gerente de projetos do Ministério dos Transportes;
  • Eliana Costa – Diretora Ajunta do Instituto de Transporte e Logística – ITL;
  • Danielle Bernardes – Gerente Executiva da CNT;
  • Vanessa Mariano – Caminhoneira e Influenciadora Digital.
  • Painel 1 – A força dos movimentos sociais na inclusão das mulheres no TRC 10h10 às 11h00
  • Claude Soares – Gerente GERET/SUROC/ANTT (mediadora);
  • Camila Florêncio - movimento Vez e Voz;
  • Ebru Semizer – movimento A Voz Delas;
  • Suzana Soncin e Fernanda – movimento Rota Feminina;
  • Michelle Holperin - movimento das Mulheres na Regulação.
  • Painel 2 – Empresas que contratam mulheres 11h00 às 11h40
  • Aurea Aguiar – Gerente GERAR/SUROC/ANTT (mediadora);
  • Gislaine Zorzin – Zorzin Logística;
  • Felipe Cordenonsi - Gerente Administrativo da Transportes Cordenonsi LTDA;
  • Salete Argenton – Gerente Geral da FABET;
  • Fernanda Machado - CONLOG;
  • Manoel - Alô Motorista (analista de vagas no TRC);
  • Julianni Sanches – Motorista do caminhão Estrela Delas, do movimento a voz delas.
  • Painel 3 – Novos horizontes para as condições de trabalho das mulheres no TRC 11h40 às 12h20
  • Gizelle Coelho – Superintendente Substituta SUROC/ANTT (mediadora);
  • Valdineuza dos Santos – Caminhoneira.
  • Valéria Rosas - SEST SENAT;
  • Marcelo Belão - Ecovias do Araguaia;
  • Alan Medeiros – Institucional CNTA;
  • Fernando Feitosa – Gerente de Regulação de Rodovias – SUROD/ANTT;
  • José dos Santos – Pesquisador da Universidade de Brasília – UnB.
  • Painel 4 – O papel do homem no enfrentamento à violência contra a mulher: um olhar a partir da PNAISH 12h20 às 12h50
  • Júlio Ramos - Assessor para a Sustentabilidade no TRC - SUROC/ANTT (mediador);
  • Fernando Albuquerque – Coordenador Nacional de Saúde do Homem (substituto);
  • Flávio Urra – Professor de Psicologia, Coordenador do grupo “E agora José”.
  • Encerramento – Apresentação dos resultados das ações 12h50 às 13h00.

 

Leia Mais

A política de Preços de Paridade de Importação (PPI), adotada pela Petrobras para definir preços do óleo diesel e da gasolina, foi substituída por uma nova estratégia comercial, em maio deste ano, que considera como valores a serem priorizados na precificação o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a empresa. Na política de PPI, o preço era ajustado periodicamente, para seguir a paridade com o comportamento dos derivados no mercado mundial.

No segundo volume da Série Especial de Economia – Combustíveis – "Do poço ao posto: o que determina as variações de preços do óleo diesel observadas pelos transportadores?", a Confederação Nacional do Transporte (CNT) analisa o comportamento das variáveis que determinavam o preço do óleo diesel no mercado interno brasileiro durante o período de vigência da política do PPI. O conteúdo considera o preço do diesel A produzido pelas refinarias, cotações internacionais do petróleo e do óleo diesel, taxa de câmbio, preço e percentual de mistura obrigatória de biodiesel, tributos incidentes sobre a comercialização do combustível e margens de distribuição e revenda.

A base do preço do óleo diesel e a causa de sua maior volatilidade é o preço do diesel A produzido pelas refinarias nacionais ou importado. No âmbito da PPI, seu valor estava substancialmente condicionado às cotações internacionais e, consequentemente, aos cenários político e econômico globais. De acordo com o documento, considerando o nível mais baixo registrado no período da pandemia da covid-19 e o mais alto, alcançado durante a guerra na Ucrânia, a variação do preço internacional do óleo diesel foi de 881%. No Brasil, o diesel S10 atingiu seu preço máximo em junho de 2022 (R$ 7,68/litro), aumento de 147% em relação aos R$ 3,11/litro registrados logo após o início da pandemia. O diesel chega a representar 35% do custo do transporte rodoviário de cargas e de passageiros.

Frente à paridade e à impossibilidade de alterações no preço do diesel A, em 2022, o governo buscou suavizar o aumento nos preços do diesel B vendido na bomba (e dos combustíveis em geral) a partir de uma redução na tributação. O estudo mapeia todas as alterações recentes na legislação tributária brasileira que abrangem os combustíveis. A redução da tributação foi temporária e paliativa, pois, ao longo deste ano, tem sido restabelecida gradativamente a cobrança de tributos federais.

Um ponto de atenção destacado na análise é como a nova política de preços e a saúde financeira da Petrobras se comportarão em uma conjuntura menos favorável que coloque em "teste" o novo direcionamento. Para o transportador, é preciso haver maior previsibilidade de preços para que seja possível estabelecer um horizonte estratégico de investimentos que viabilize a prestação de serviços de qualidade para a sociedade brasileira, dada a participação do combustível na matriz de custos da atividade. O consumidor de óleo diesel não pode manter estoques elevados do combustível, de modo que está bastante suscetível às oscilações de preços. Quanto menor for o período de reajustes dos preços do óleo diesel, maior será o impacto para o setor transportador.

Segundo a Petrobras, mesmo com a nova política de preços, os reajustes continuarão a ser feitos; e os preços internacionais ainda serão referência. Porém, esses ajustes devem evitar possíveis repasses da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio para o preço interno dos combustíveis. Desse modo, a política se coloca como mais flexível, abrindo a possibilidade de se avaliar até que ponto é possível ou não segurar os repasses internos frente a uma conjuntura internacional desfavorável. Por outro lado, é possível que a manutenção de preços abaixo do patamar internacional incorra em custos excessivos para a Petrobras, o que pode levar à redução de suas margens de lucro, a prejuízos para a empresa ou, até mesmo, a uma posição de intervenção governamental no sentido de absorver essas perdas.

Acesse a segunda edição da Série Especial de Economia – Combustíveis.

Com informações de: CNT

Leia Mais

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004