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A partir de 05 de abril de 2022 será possível viajar de avião, com linha direta, de Uruguaiana a São Paulo e vice-versa. O anúncio do início dos voos de Guarulhos (SP) para Uruguaiana e outros três municípios gaúchos aconteceu na última semana, em uma cerimônia em Porto Alegre. Pelotas, Santo Ângelo e Santa Maria também terão conexão direta com Guarulhos, além de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo que já possuem voos com esse destino.

Essa conquista é o resultado da união do setor público e privado em prol do desenvolvimento da fronteira oeste. Será um diferencial para os empresários de todos os segmentos, aumentando a possibilidade de grandes investimentos na região.

Os voos serão três vezes na semana (terça, quinta e sábado), ida e volta, com capacidade para 68 passageiros. Os bilhetes estão sendo comercializados exclusivamente pela companhia aérea Gol. Atualmente, Uruguaiana possui voos de segunda a sexta-feira, pela companhia Azul, com destino a Porto Alegre.

O Aeroporto Internacional Ruben Berta, em Uruguaiana, foi recentemente transferido para a concessionária privada CCR Aeroportos, um dos maiores operadores aeroportuários do país, que já vislumbra voos internacionais, com conexão para Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai.

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O presidente da ABTI, Francisco Cardoso, participou na manhã de terça-feira (23/11), como palestrante, do 19º Seminário de Negócios Internacionais - Infraestrutura logística na região sul: situação atual, perspectivas e tendências. O evento foi uma realização da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e contou com a participação de importantes representações do transporte e do comércio exterior.

Também participaram do encontro como palestrantes o diretor de relações institucionais da Marcopolo, Ruben Bisi; o vice-presidente sênior da Hapag-Lloyd, Luigi Ferrini; o superintendente do Porto do Rio Grande, Fernando Estima; o diretor executivo do Sistema Fetransul, Gilberto da Costa Rodrigues; e o coordenador de carga internacional da Fraport Brasil, André Ogg.

O evento teve como objetivo apresentar e debater o cenário atual da infraestrutura logística na Região Sul. Francisco Cardoso participou do painel sobre a nova legislação para o transporte rodoviário, juntamente com o diretor executivo da Federação das Empresas de Logística e de Transporte de Carga no RS - Fetransul, Gilberto da Costa Rodrigues.

Em sua apresentação, Francisco fez um breve panorama a respeito do impacto da pandemia no comércio exterior e também sobre o Programa Operador Econômico Autorizado. Cardoso lembrou que mesmo que o transporte rodoviário internacional de cargas tenha sido considerado atividade essencial, foram muitas barreiras e restrições enfrentadas durante este período.

As exigências de testes para os tripulantes do internacional, somadas a outros fatores que aumentaram a burocracia do processo, dificultaram o desenvolvimento da atividade. Entretanto, em 2021, o transporte rodoviário internacional de cargas se adaptou ao cenário e já recuperou cerca de 29% do movimento represado em 2020.

Por fim, Francisco abordou brevemente o Programa Operador Econômico Autorizados, suas definições e benefícios. Ressaltou que as empresas certificadas pelo Programa OEA recebem tratamento prioritário pelas aduanas, reduzindo os transit-times e aumentando sua competitividade no mercado. Ainda, por se tratar de uma certificação de confiança concedida no Brasil pela Receita Federal, pode ser indeferida a qualquer momento.

O presidente da ABTI agradeceu a oportunidade de contribuir com seu conhecimento e experiência no ramo para a disseminação de informações relevantes sobre o atual cenário do comércio exterior. Confira a apresentação completa, clicando aqui.

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Iniciou hoje às 10h, a LX Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho nº 5 "Transporte" do Mercosul. O encontro que está sendo realizado de forma virtual vai até as 18h, hoje e também amanhã, 24 de novembro, nos mesmos horários, sob a presidência pro-tempore do Brasil. Participam do encontro as delegações da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, do setor público e privado.

Entre as pautas previstas para discussão no encontro estão:
• Harmonização dos procedimentos de fiscalização: ajustes da Resolução GMC nº 34/19;
• Transporte de Mercadorias Perigosas: definição dos procedimentos de controle deste tipo de transporte, bem como tratativas sobre os requisitos para a elaboração das fichas de emergência;
• Pesos e dimensões: estabelecimento de tolerâncias nas medições de peso por eixo e peso bruto total, e CITV para veículos especiais;
• Regulamentos técnicos (SGT-3): limitadores de velocidade;
• Temas diversos: Operador Econômico Autorizado, sistema para carregamento de veículos elétricos, licenças de conduzir, Comissão de Segurança no Transporte, entre outros.

Também será discutida a proposta da delegação brasileira de realizar um levantamento dos procedimentos para complementação de licenças e modificação de frotas, bem como a situação atual do setor de transporte internacional diante da pandemia do coronavírus.

Tendo em vista a participação da diretora executiva da ABTI, Gladys Vinci, nos dois dias do evento (23 e 24/11), a Associação solicita compreensão pela demora no retorno de algumas informações que necessitam ser verificadas com ela, assim que possível serão respondidos todos os questionamentos.

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R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

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