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Foi realizada no dia 27 de fevereiro, a Reunião da Comissão Local de Facilitação do Comércio – COLFAC de Uruguaiana. Na ocasião, foram discutidas as pautas propostas pela ABTI, referentes a Legislação de Taras, Registro de MIC/DTA, CCT sem upgrade, Programação para desenho do fluxo em Paso de los Libres e demais assuntos fixos, como a Eficiência Operacional do Porto Seco Rodoviário.

Devido ao recente recebimento dos dados operacionais da Multilog no PSR-URA, divulgamos abaixo os resultados da referida reunião. Inclusive, as informações prestadas pela concessionária que demonstram uma redução significativa no movimento do Porto Seco Rodoviário, podem ser conferidas clicando aqui.

Inicialmente durante o encontro, foi informado pela Multilog que o procedimento do pedido de pré-cadastro eletrônico (senha) para ingresso de veículos já está em período de teste por uma transportadora, passando inclusive, pela fase final de ajustes. A medida considerada positiva, decorre de uma proposta da ABTI que proporcionará aos transportadores uma redução de custos e de tempo, ocasionando maior agilidade nos trâmites.

Sobre a pauta da Legislação de Taras, proposta pela Associação, buscando agilizar e otimizar o processo que já tem apresentado melhoras significativas, foi discutida a possibilidade de assim como estabelecido para os tickets de balança com aferimento no INMETRO, ser aceito o ticket de balança emitido na Argentina, homologada pelo Instituto Nacional de Tecnologia Industrial – INTI. A proposta será analisada pela equipe regional, e se aprovada a Alfandega emitirá uma atualização da norma. Ainda, o representante do Ministério de Transportes da Argentina, Carlos Gutierrez García que participou da reunião, expôs que após consulta com órgãos de Buenos Aires, no intuito de resolver e auxiliar neste processo, defendeu a proposta de incluir a tara no CITV de forma fidedigna aos requisitos exigidos pela Receita Federal. Um estudo de caso será levado a Universidade responsável pelo aprimoramento dos certificados.

Referente ao registro de MIC/DTA, a ABTI tratou sobre o impasse em que o Sistema Siscomex está limitado ao registro de no máximo 2 (dois) CNPJs, mesmo diante do previsto no Acordo Internacional que assegura o aceite de até 3 (três). Tal limitação tem ocorrido na importação em casos de trânsitos aduaneiros, o que ocasiona que os transportadores sejam multados por declaração inexata além de ter que realizar o transbordo das mercadorias. Diante do problema, a entidade propôs a alteração do sistema, entanto que seja feita uma consulta a COANA solicitando orientações sobre o caso. Com isso, a Associação sugere aos transportadores que no caso de importações oriundas da Argentina (única ligação que o autoriza), em trânsitos aduaneiros à EADI de interior, somente seja utilizado o intercâmbio de tração em processos onde o emissor do CRT seja um dos permissionários.

No que trata da questão de sistemas oscilantes, referente ao Controle de Carga e Trânsito (CCT), a ABTI reforçou que desde maio de 2019 a entidade tem acompanhado que as funcionalidades da DU-E estão ocasionando um considerável aumento de custos por conta da duplicidade na redigitação e em consequência, o incremento de chances de erros, estes que por sua vez sujeitam o transportador a multas de valores elevados (R$ 5.000,00 por episódio). Em agosto do ano passado, a Receita Federal havia informado que para atendimento das demandas dos transportadores apresentadas pela ABTI, o módulo passaria por melhorias para proporcionar integração de sistema para o registro das manifestações, o que seguramente reduziria a incidência de erros. No entanto, durante a reunião, foi exposto que a proposta de upgrade do CCT apesar de planejada e aprovada não está em execução devido à falta de recursos.

Sobre a Programação para desenho do fluxo em Paso de los Libres, considerando que a medida pode proporcionar maior transparência do processo, a ABTI propôs que no início dos meses de março e abril, seja realizado o mapeamento desde a saída do veículo da ponte de Uruguaiana até a saída do Co.Te.Car. Diego Vera, representante da AFIP informou que já existe um fluxograma que servirá de base para auxiliar e obter um maior aproveitamento do trabalho. Ainda, Alfredo Coutinho, Coordenador da Área de Controle Integrado (ACI) na Argentina, informou que poderá fazer um levantamento com os tempos médios de liberação das exportações brasileiras em Paso de los Libres.

Todas as pautas apresentadas acima foram sugestões da Associação que participa ativamente da reunião a fim de discutir e buscar melhorias para o setor de transporte.

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Programa Jovem Aprendiz 2020/2021

Neste ano, a Unidade Operacional do SEST SENAT em Uruguaiana realizou uma mudança no planejamento de aulas para o Programa Jovem Aprendiz. Como o programa pede que as aulas sejam concomitantes entre o Senat/Empresa, o cronograma foi programado para que as aulas práticas sejam realizadas nas segundas, terças e quartas nas empresas e as aulas teóricas nas quintas e sextas no Senat.

A instituição solicita que as empresas enviem até quarta-feira (04/03), as vagas e o turno que deseja reservar para que as turmas sejam organizadas. Após a confirmação das empresas que precisam de jovens neste ano, o Sest Senat enviará um Termo de Encaminhamento.

*As vagas serão reservadas mediante recebimento da confirmação.

O Sest Senat também pede que a empresa informe se já realizou a contratação dos jovens ou se o nome da empresa pode ser divulgado para os interessados.

Reforçamos que as empresas devem ficar atentas quanto as fiscalizações governamentais em razão das exigências cobradas pelo e-Social, como a obrigatoriedade do jovem aprendiz para empresas a partir de sete funcionários.

Confira a programação:

Seleção de Jovens nas empresas: Até 20/03/2020
Inscrições de Jovens enviados pelas empresas: 23/03 a 03/04/2020

Apresentação do Programa Jovem Aprendiz para alunos, responsáveis e empresas: 08/04/2020 às 18h30 no auditório do Sest Senat.

Data inicial do Programa Jovem Aprendiz: 13/04/2020
Início de aulas prática nas empresas: 15/06/2020
Finalização do Programa Jovem Aprendiz: 29/03/2021

As informações acima correspondem a Unidade Operacional do Sest Senat Uruguaiana. Caso sua empresa resida em outro município, procure a unidade correspondente.

*Reforçamos que para participar do Programa, o jovem precisa ter entre 14 e 24 anos, RG, CPF, Comprovante de Residência, Carteira de Trabalho e Previdência Social, comprovante de matrícula, se menor de idade deve estar acompanhado pelo responsável.

Também confira o cronograma de aulas previsto para 2020 e 2021.

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Informamos que estão abertas as inscrições para cursos e treinamentos do setor de transporte, para o mês de março, na unidade do Sest Senat de Uruguaiana.

O serviço é oferecido de forma gratuita para os trabalhadores do transporte e seus dependentes, e com preços mais acessíveis para a comunidade. As inscrições devem ser feitas na secretaria de cursos do Sest Senat, de segunda a sexta-feira.

Confira alguns dos cursos disponíveis:

Transporte de Produtos Perigosos – MOPP
Datas: 02 a 6 de março de 2020
Horário: Manhã e Tarde
Carga Horária: 50 horas/aula

Transporte de Cargas Indivisíveis
Data: 09 a 13 de março de 2020
Horário: Manhã e Tarde
Carga Horária: 50 horas/aula

Noções sobre Transporte e Expedição de Produtos Perigosos
Data: 10 a 13 de março de 2020
Horário: Noite
Carga Horária: 16 horas/aula

Manuseio de Produtos Perigosos no Transporte Rodoviário de Cargas
Data: 11 a 13 de março de 2020
Horário: Noite
Carga Horária: 12 horas/aula

Os demais cursos oferecidos pela instituição podem ser conferidos clicando aqui.

O SEST SENAT também possui mais de 100 cursos totalmente gratuitos, eles são online e de diversos segmentos como educação, gestão, saúde, transporte, entre outros. Saiba mais em: https://ead.sestsenat.org.br/ 

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R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

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