Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Segundo o Índice de Custos da FADEEAC, movimentar caminhão na Argentina ficou 28,23% mais caro em dezembro. Em 2023, o valor da operação duplicou face a 2022.

Os custos de transporte de cargas fecharam 2023 com duplo recorde: o aumento de 28,23% em dezembro foi o maior valor mensal dos últimos 30 anos, e o aumento anual acumulado subiu para 248%, o dobro do registrado em 2022 (121%), que foi o valor mais elevado em 20 anos.

O informe, realizado pelo Departamento de Estudos Econômicos e Custos da FADEEAC (Federação Argentina de Entidades Empresariais de Transporte Rodoviário de Cargas), e auditado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de Buenos Aires (UBA), mede 11 itens que impactam diretamente nos custos das empresas de transporte de cargas em todo o país, e é referência em grande parte para fixação ou reajuste de tarifas no setor.

Num contexto de continuação de elevada inflação no varejo e atacado na economia - que se prevê que continue nos próximos meses -, a grande desvalorização da taxa de câmbio oficial teve um impacto acentuado nos preços dos combustíveis, principal custo do setor (acumulado em 2023). aumento de 254%), portanto, no dia 15 de dezembro, a FADEEAC teve que publicar um Índice de Custos preliminar, focado especialmente nos aumentos de combustíveis nos segmentos varejista e atacadista durante as duas primeiras semanas do mês, que refletiu um aumento de 19,78% em custos operacionais apenas nesse período.

O aumento de 28,23% para dezembro inclui os 19,78% projetados na primeira quinzena, mas é importante lembrar que como a data de fechamento dos dados para elaboração do Índice foi dia 31, este trabalho não contempla os aumentos. combustíveis que regem a partir de hoje.

Dois dígitos

Com os valores alcançados, dezembro foi o mês com maior subida em 2023, ano em que se registaram 7 meses com subidas de dois dígitos: fevereiro, 10,02%; maio, 11,85%; agosto, 20,3%; setembro, 11,1%; outubro, 10,12%; novembro, 15,10%; e dezembro, 28,23%.

Em dezembro, oito dos 11 itens que compõem o Índice registraram altas significativas: Lubrificantes (70,4%); Combustível (63,3%); Seguros (39%); Pneus (32%); Despesas gerais (29,7%); Custo financeiro (23,5%); Reparos (17,2%); e Material Rodante (4,4%).

Fonte: Fadeeac

Leia Mais

Todos os transportadores e embarcadores devem estar atentos para a extinção da versão 3.00 do Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e). O alerta foi feito pela Coordenação Técnica do ENCAT - Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais, responsável pelo desenvolvimento e implantação do Projeto CT-e.

A versão 3.00 do CT-e perderá vigência na data de 31 de janeiro de 2024, em caráter IRREVOGÁVEL, devendo os sistemas de emissão de CT-e estarem migrados para a versão 4.00, preferencialmente até dia 15 de dezembro de 2023, visando evitar dificuldades de última hora.

A versão 4.00 traz benefícios operacionais para o sistema de emissão de CT-e, com novas funcionalidades e simplificação para os transportadores.

Fonte: Portal CT-e

Leia Mais

Ainda em 2023 a Assessoria de Relações Internacionais – ASINT, da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, informou que em 2024 seriam retomadas as reuniões com os países do Mercosul e outras nações vizinhas, realizando encontros bilaterais e multilaterais periodicamente. Para o primeiro semestre de 2024 estão previstas reuniões onlines e presenciais com a Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Bolívia e Peru.

Visando um melhor aproveitamento das oportunidades, a chefia da ASINT solicitou às entidades de classe do setor o encaminhamento de demandas no trânsito com estes países, para que possa ser estudada a inclusão destas nas agendas de cada uma das reuniões supracitadas.

Desta forma, a Associação reforça a convocação para que seus associados enviem pautas abordando temas como regulamentações, desafios operacionais e oportunidades de parceria no âmbito do transporte internacional. Esta é a oportunidade para evidenciar as dificuldades no trânsito e tratamento com estes países, principalmente com a Bolívia e Peru, na busca por soluções eficazes.

As contribuições são fundamentais para que a ABTI possa representar de forma abrangente e precisa os interesses do setor nas discussões internacionais. Os interessados devem enviar suas propostas para o e-mail comunicacao@abti.org.br com o assunto "Contribuição para Pauta - Reuniões 2024".

Leia Mais

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004