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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu os primeiros serviços remanescentes dos lotes 7, 8 e 9 das obras de duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas. Foram liberados ao tráfego dois viadutos um no município de São Lourenço Sul e o outro em Turuçu. As liberações das estruturas ao tráfego garantem mais segurança aos usuários da rodovia federal, que recebe ações e duplicação, adequação e ampliação de capacidade em um total de 211 quilômetros, é o principal acesso à Região Sul do estado e para o Uruguai.

A retomada dos trabalhos nos chamados lote 8 e 9 do empreendimento há três meses, quando o DNIT relicitou as obras remanescentes no segmento que vai do km 470,1 ao km 489, já garantiu a entrega do viaduto longitudinal sentido norte (Porto Alegre), localizado no km 483,1 da rodovia federal. Com a conclusão desta travessia em pista dupla com 93 metros de extensão, o Departamento finaliza o complexo de viadutos paralelos no acesso ao município de Turuçu. Agora os moradores da cidade contam com um trânsito local mais seguro e os usuários de longa distância da BR-116/RS ganharam mais fluidez no deslocamento.

O complexo de dois viadutos (o outro no sentido Pelotas já estava em operação) teve um investimento do Governo Federal de R$ 17 milhões. E neste segmento falta duplicar oito quilômetros de pistas para a conclusão total dos trabalhos. A previsão é de que isso ocorra no primeiro semestre de 2024.

A outra obra liberada ao tráfego são as três alças de acesso do viaduto no km 465,4, em São Lourenço do Sul. A estrutura que está em obras desde março deste ano, quando foram licitados e retomados os serviços remanescentes do lote 7, entre o km 448,5 ao km 470,1, passa a facilitar o acesso da BR-116/RS para a ERS-265, além de garantir mais segurança no tráfego para ingressar no município e para a comunidade do Boqueirão. Os trabalhos continuam no local para a conclusão da quarta alça e futura liberação total do viaduto, o que deve acontecer em fevereiro de 2024.

Importância - Entre Guaíba e Pelotas transitam em média na BR-116/RS 3,8 mil caminhões de carga e mais de 2,2 mil veículos de passeio. Dos 211,2 quilômetros do empreendimento, já estão concluídos e em operação 163,2 quilômetros. Com a duplicação, o DNIT entrega aos gaúchos mais do que uma nova pista, já que o projeto inclui melhorias como travessias urbanas, ruas laterais, retornos operacionais, pontes, viadutos e passarelas. Ou seja, além de desenvolvimento, a obra trará mais segurança e organização ao tráfego interno das comunidades.

A BR-116 é maior rodovia do país e, no Rio Grande do Sul, é a principal via de acesso ao Sul do Estado e ao Porto de Rio Grande, sendo também um dos principais corredores de escoamento de produção entre o Brasil e o Mercosul.

Fonte: DNIT

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A ANTT realiza amanhã (13), a partir das 9h, em Brasília, o "Workshop Sandbox Free Flow: Resultados e Perspectivas", com o objetivo de apresentar os resultados obtidos e discutir as novas possibilidade para o futuro do sistema free flow no Brasil.

O Sistema de Rodovia de Pedágio Aberto (RPA), também conhecido como free flow, é um método de cobrança de pedágio em que a tarifa é cobrada proporcionalmente à distância percorrida e funciona sem a necessidade da utilização de nenhuma barreira física. Esse sistema opera por meio de pórticos, instalados na rodovia, com identificação automática e eletrônica dos veículos.

A ANTT iniciou há seis meses, na rodovia BR-101, conhecida como Rio-Santos, administrada pela concessionária CCR RioSP, o 1° Projeto de Ambiente Experimental (Sandbox regulatório), ferramenta que permite realizar experimentos regulatórios para teste de produtos ou serviços inovadores.

Durante o evento, serão abordados temas relevantes sobre a execução do multi-lane free flow, apresentando os resultados dos primeiros meses de teste da ferramenta.

A participação do evento também poderá ocorrer por meio do canal da ANTT no Youtube.

Para se inscrever, clique aqui: https://bit.ly/47MH6TO 

Confira a programação do evento: 

freeflowprog

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A Infra S.A., empresa pública federal vinculada ao Ministério dos Transportes, lançou na última quarta-feira (6) o Espaço Conecta, um centro de inovação voltado para o desenvolvimento e a busca coletiva de soluções para a infraestrutura de transporte e logística do Brasil. O evento aconteceu na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, e contou com transmissão ao vivo pelo Youtube da Infra S.A. A vice-presidente executiva da ABTI, Gladys Vinci, acompanhou virtualmente o lançamento deste ambiente digital que promete reinventar o trabalho em torno da infraestrutura de transporte nacional.

O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, deu início ao evento destacando que o Espaço Conecta "abre caminhos para que soluções inovadoras sejam aplicadas em questões reais" através da reunião de equipes multidisciplinares para "revolucionar os paradigmas do transporte e da logística".

A Infra S.A. tem como foco apresentar serviços de planejamento, estruturação e execução de projetos de engenharia e inovação para o setor de transportes. O Espaço Conecta surgiu dentro do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL), o centro de pesquisa e inteligência da Infra S.A.

Com o Espaço Conecta, a empresa almeja integrar seu trabalho e missão com instituições de pesquisa, universidades, startups, empresas de diversos setores e empreendedores interessados em contribuir com os projetos de inovação em construção.

A apresentação técnica do Espaço ficou por conta da Superintendente de Inteligência de Mercado da Infra S.A., Lilian Campos, e do Gerente de Pesquisa e Mercado da Infra S.A., Francisco Nunes.

Lilian iniciou sua fala destacando que o nascimento de um projeto voltado à inovação como o Espaço Conecta só foi possível devido ao trabalho anterior focado na informação, desenvolvido através do ONTL, que reuniu dados e estudos capazes de amparar a tomada de decisões e a busca por soluções para o setor de transporte e logística.

Depois, explicou que a busca por soluções colaborativas irá abranger os seguintes desafios: crescimento e amadurecimento da frota; sustentabilidade; equilíbrio da matriz de transportes; e infraestrutura como alavanca para o desenvolvimento econômico.

Francisco Nunes apresentou em seguida como serão construídas na prática as parcerias para o desenvolvimento dos projetos. Segundo o Gerente de Pesquisa, a equipe interna da Infra S.A. irá definir oportunidades de superação de um desafio específico e inserir o projeto na plataforma do Espaço Conecta.

Através do site https://conecta.infrasa.gov.br/, as entidades ou empresas interessadas em contribuir com o projeto poderão se cadastrar e apresentar suas propostas referentes ao tema, que serão então avaliadas pela empresa e, se selecionada, será estabelecido um contrato para o seu desenvolvimento.

Os grupos organizacionais que serão o foco das parcerias serão as Instituições de Ciência e Tecnologia, para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas; Startups, para inovações nas estruturas; Desenvolvedores Independentes, com foco no avanço das tecnologias; e Empresas Consolidadas, para efetivar as encomendas tecnológicas.

A primeira oportunidade de inovação lançada pela Infra S.A. busca parceria com o primeiro grupo, as Instituições de Ciência e Tecnologia, para desenvolver uma metodologia de cálculo dos impactos socioambientais e os riscos de projetos ferroviários previstos pelo Ministério dos Transportes no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Novas oportunidades de colaboração com os outros grupos de interesse e voltadas a outros modais serão lançadas conforme o Espaço Conecta é expandido.

Confira o evento completo pelo Youtube da Infra S.A. clicando aqui.

Acesse o Espaço Conecta aqui.

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