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"As coordenações insistem em fechar o Passo do Cristo Redentor antes da chegada da neve, complicando ainda mais a delicada situação do transporte", afirma a entidade.

Com as tempestades de inverno, a eterna discussão entre Argentina e Chile se intensifica. Semana passada as coordenações dos dois países decidiram cortar o Passo Internacional Cristo Redentor 24 horas antes da chegada das primeiras nevascas.

Com uma paralisação prolongada – a abertura só ocorreu no sábado – o transporte de cargas volta a sofrer o golpe.

A Associação dos Proprietários de Caminhões de Mendoza (APROCAM) tem insistido perante a Coordenação da Argentina e do Chile para que o passo não feche tão cedo, principalmente quando dispõe de todos os meios de comunicação necessários para realizar uma operação rápida que mobiliza os caminhões nos dois sentidos do cruze, caso aconteça uma tempestade.

Chegou a haver mais de mil caminhões parados, esperando para passar. Ricardo Squartini, presidente da APROCAM, esclareceu que, embora fossem cerca de 500 na ACI Uspallata, "eram muito mais, alguns estão em empresas, outros no posto Eloy Guerrero em San Martín, outros na rota antes de chegar a Mendoza."

Quando questionado sobre o Protocolo para este tipo de eventos, esclareceu; "A única coisa com a qual não concordamos é que o fechamento preventivo seja feito 24 horas antes. Sabemos que domingo à noite e segunda de manhã os caminhões poderiam ter passado, até porque temos toda a tecnologia para saber as condições meteorológicas", explicou.

Este é um problema cuja solução terá que ser revista mais uma vez, já que nesta época passam diariamente entre 1,3 mil e 1,5 mil caminhões pelo Cristo Redentor.

Fonte: Aprocam

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Com a retomada, nesta segunda-feira (27), do sistema da Procergs, que teve o Data Center desligado em 6 de maio em razão da cheia do Guaíba, que afetou o bairro Praia de Belas, serviços que envolvem habilitação e registro de veículos do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran RS) voltaram a operar normalmente.

Entre os serviços ligados à habilitação, já podem ser solicitadas a primeira habilitação, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), segunda via, mudança de categoria, entre outros agendamentos, conforme o Detran.

Já serviços voltados para veículos, que incluem registro e emplacamento de veículos novos, transferência de usados, vistorias para substituição de placas perdidas na enchente e alteração de características, por exemplo, também puderam ser retomados.

Com a religação dos sistemas, Procergs e Detran vão realizar o processo de adequação dos prazos no sistema de multas, que seguem interrompidos por meio de decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Notificações de infrações recebidas antes da enchente podem encaminhar apresentação de condutor, defesa e recursos, mesmo com o prazo interrompido.

Já o pagamento de IPVA, operacionalizado pela Secretaria Estadual da Fazenda, retornou apenas por meio do aplicativo. À medida em que os sistemas forem sendo atualizados, outros outros meios de pagamento, como no site e rede credenciada, poderão ser aceitos novamente.

Fonte: GZH

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A ABTI tem o prazer de anunciar a criação de um novo Grupo de Trabalho voltado para o estudo e discussão de Cargas Especiais. Este grupo terá como objetivo principal analisar e debater a legislação e a documentação obrigatória relacionada ao transporte de cargas especiais nos países do Mercosul, com foco nos seguintes tópicos:

  • Pesos por eixo;
  • Quantidade de pneus;
  • Dimensões dos veículos;

O Grupo de Trabalho será realizado por meio de WhatsApp e e-mail, proporcionando um ambiente colaborativo para todos os participantes. Esta é uma excelente oportunidade para compartilhar experiências, esclarecer dúvidas e contribuir com sugestões que serão levadas para o SGT-5, com a finalidade de estudar a viabilidade de uma harmonização legislativa que possa ser implementada no âmbito do Mercosul.

Convidamos todos os nossos associados interessados em participar deste projeto a se inscreverem através do e-mail: comunicacao@abti.org.br ou pelo WhatsApp: 55 98156-0000.

Sua participação é fundamental para que possamos construir uma base sólida de conhecimento e avançar na busca por uma legislação mais harmonizada e eficiente para o transporte de cargas especiais no Mercosul.

Contamos com a sua colaboração!

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