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ABTI realizará evento em novembro

Considerando o retorno gradual das atividades, e pensando na necessidade de esclarecer alguns procedimentos específicos realizados pelo setor, a ABTI irá realizar um evento em Uruguaiana, no mês no novembro. Será um evento híbrido, visto que é preciso cumprir com os protocolos de segurança, portanto, sem a possibilidade da presença de grande público, além disso, viabilizando a participação de todos os associados.

Para o encontro, já estão confirmados dois assuntos:
• Fiscalização, com Marcelo Vinaud Prado, representante da Superintendência de Fiscalização de Serviços de Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros, da ANTT.
• Procedimentos, com Alexandre Zorzo Righes, Inspetor-Chefe da Inspetoria da Receita Federal de São Borja.

Entretanto, para dar início a organização do evento, solicitamos a participação dos associados respondendo o formulário a seguir e indicando suas preferências: https://forms.gle/vn8bC1x58fXANAB2A

É de suma importância a participação de todos para que realizemos um evento produtivo e satisfatório, visando sempre o aprimoramento e qualificação do segmento internacional.

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Entre os dias 14 e 15 de outubro, os empresários do setor transportador têm um encontro marcado com um dos maiores especialistas em Family Business da atualidade: John A. Davis. Fundador e presidente do Cambridge Family Enterprise Group, Davis é um dos palestrantes do Workshop Family Business, que ocorrerá na sede do Sistema CNT, em Brasília. O evento é gratuito e oferecido com exclusividade a empresários do transporte contribuintes do SEST SENAT.

John Davis é responsável pelos programas de Empresas Familiares no MIT Sloan School of Management e um dos autores do Modelo dos Três Círculos, desenvolvido com o professor Renato Tagiuri na Havard Business of School. Baseado nas interações entre os domínios da Família, do Negócio e da Propriedade, esse modelo vem ajudando as famílias empresárias a administrar conflitos há mais de quatro décadas.

No Workshop Family Business, Davis apresentará esses e outros conceitos, com ênfase nos desafios envolvidos na sucessão do negócio, com a saída de cena de um líder bem-sucedido e carismático. Em algum momento, o patriarca ou a matriarca precisará "passar o bastão" para os mais jovens. "Essa é uma ótima metáfora para a sucessão familiar", enfatiza o pesquisador.

"A passagem de uma mão à outra precisa ser firme. Lembrem-se: é uma passagem de propriedade e de responsabilidade. Para dar certo, ambas as gerações precisam estar no mesmo passo. Os novos não podem esperar os antigos ficarem cansados. Existe um momento certo. É uma arte", continua o consultor. Mas como saber qual é esse momento?

A resposta não é simples, reconhece Davis. O ideal é que o líder esteja no auge, ao passo que o sucessor esteja em ascensão. Como essa avaliação envolve fatores subjetivos, o especialista sugere uma saída acordada, que é a elaboração de um detalhado Plano de Sucessão. Se bem estruturado, esse plano revela oportunidades de crescimento e premia os envolvidos, colocando em primeiro lugar o legado da família. Davis afirma que as transições mais bem-sucedidas costumam ser aquelas guiadas pelo dono do negócio.

O especialista considera ainda que a longevidade do negócio depende da disposição em aproveitar os talentos da família e driblar os fatores de estresse. O sucessor precisa ser identificado o quanto antes para que possa ser treinado. Afinal, ele personificará a cultura da empresa. Nem sempre esse nome surgirá do "núcleo duro" do clã, mas da "família ampliada". Será um genro, um cunhado ou um parente distante. Na ausência dessa figura, deve-se pensar seriamente em buscar, no mercado, um gestor profissional.

Ficou curioso para aprender mais sobre sucessão familiar? Inscreva-se no Workshop Family Business.

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O Decreto Federal nº 10.788/2021, que dispõe sobre a restruturação do Ministério da Infraestrutura, já está em vigor. Entre as principais alterações, está a transformação do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), em Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), integrante do Ministério da Infraestrutura, que terá uma nova estrutura organizacional e a Secretaria será um dos seus órgãos específicos.

A SENATRAN será organizada em três Departamentos:
1. Gestão da Política de Trânsito;
2. Segurança no Trânsito;
3. Regulação e Fiscalização.

Ao mudar a estrutura do Ministério da Infraestrutura para elevar o Denatran ao status de secretaria, o Governo Federal dá autonomia e agilidade no planejamento e nas decisões para tornar serviços mais eficientes à sociedade. O objetivo principal do órgão é fiscalizar e fazer cumprir a legislação de trânsito e a execução das normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Com a mudança, o Denatran passa a se chamar SENATRAN, ganha autonomia administrativa ao mesmo tempo que preservar as mesmas atribuições ao órgão máximo de trânsito, disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A mudança não implica em nenhum custo adicional no orçamento, já que houve remanejamento de cargos já existentes em outras áreas do governo.

Além disso, a SENATRAN tem a atribuição de supervisionar e coordenar os órgãos responsáveis pelo controle e fiscalização da execução da Política Nacional de Trânsito. Ela é responsável por criar procedimentos para aprendizagem e habilitação de condutores e para registro e licenciamento de veículos; organizar e manter todos os sistemas operacionais de trânsito como o Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach) e o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam); prestar apoio de secretaria executiva do Contran; entre outras.

Fonte: Ministério da Infraestrutura

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